Zero E-mails: Como criar um ambiente corporativo 100% mobile

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O Grupo ArcelorMittal é o maior produtor de aço do mundo. Presente em 160 países, a corporação tem no seu quadro mais de 190 mil colaboradores, com uma receita anual de U$ 70 bilhões. Com uma estratégia focada na economia circular e na produção de aços inteligentes, a empresa se comprometeu a diminuir em 30% a emissão de carbono até 2030, e zerar a emissão até 2050. 

São pilares do grupo prover custos competitivos, com alta produtividade e alto compliance. 

Para Raquel Pitella, Diretora de Suprimentos da ArcelorMittal, havia apenas um caminho para conseguir desenvolver esses princípios na regional do Brasil, o caminho seria pela digitalização. “Optamos pela automação dos processos de compra. Mas para isso, era necessário primeiro pagar um preço, que era a criação da coluna vertebral com toda a organização do processo de dados. Começamos em 2015 e passamos cerca de dois anos criando essa estrutura. A meta é transformar 100% do processo de compra e e-learning em mobile”, afirma. 

Com a chegada da pandemia, a ArcelorMittal resolveu ir além dos processos de compra e entendeu que era necessário a criação de um ambiente corporativo totalmente digital, já que a equipe de compras ficaria 100% do tempo em home office. Além de possibilitar aos funcionários realizar seu trabalho de casa, a ideia era que tudo pudesse ser feito apenas usando o celular. Zero uso de papéis, e-mails ou apresentações em power point. Esse projeto foi chamado de escritório virtual. 

A escolha da ferramenta certa

 

A plataforma escolhida foi o Office 365 da Microsoft. Todo o processo de gestão foi passado para o Power B.I, e o Microsoft Teams foi usado para criar um ambiente corporativo virtual.

“Para nossa surpresa tudo foi aplicado de forma muito rápida. As ferramentas são todas muito autodidatas. Não precisamos esperar o departamento de tecnologia desenvolver algo específico. Treinamos e preparamos todos os funcionários e compradores para utilizar e dominar a ferramenta. Vários processos que antes dependiam de reuniões, e-mails, rapidamente foram migrados para dentro da plataforma, explica Raquel. 

Três pilares foram fundamentais para o sucesso na criação do ambiente corporativo virtual:

  • Live Learning– Utilização e recursos inovativos para o aprendizado virtual.
  • Benchmarking– Busca de referências no mercado, visitando e entendendo o processo em empresas que já haviam implementado o projeto com sucesso
  • Colaboração Virtual– Estímulo para uma ampla utilização da plataforma, auxiliando e incentivando a equipe para ter um time com mais sinergia. 

O apoio dos colaboradores é extremamente importante para a implementação do processo. Ter uma equipe que abraça a tecnologia e se dispõe a aprender e reinventar suas formas de trabalho, resulta em um ambiente corporativo mais igual, leve e, como consequência, mais produtivo.  

Clique aqui para ver a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!