Yamaha: 54 milhões de economia em embalagens

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Fundada em 1887 por Torakuso Yamaha, era inicialmente uma fabricante de pianos. A empresa permanece até os dias atuais como um grande expoente de instrumentos musicais do mercado.

Em 1955, nasce a divisão que hoje é a mais conhecida da corporação, a Yamaha Motor. No Brasil foi a primeira fabricante de motos a se firmar em 1970. A fábrica foi inaugurada  em 1985 na cidade de Manaus, por motivos fiscais.

 

Desafio: a logística de transporte e as embalagens descartáveis

 

A construção da fábrica da Yamaha em Manaus trouxe uma série de desafios logísticos, já que 55% das vendas ocorrem na região sudeste, sendo 95 % delas de motos. 

As embalagens descartáveis para transporte são bem caras, então, se pensou em uma solução alternativa, migrando 42% da produção, para um transporte feito com carretas adaptáveis, que não necessitavam de embalagem. 

Aparentemente seria uma boa solução para redução dos custos, mas após a implantação, essa opção acabou se mostrando muito cara. 

A solução apresentada foi o desenvolvimento de embalagens retornáveis, que podem ser reutilizadas, chamadas de rack. Após o desenvolvimento do protótipo pela própria Yamaha, testes e ajustes, chegou-se num modelo de metal, que transporta uma moto por vez e acompanha o veículo desde a fábrica até a entrega em meio urbano.

 

Resultado e redução de custos

 

O impacto ambiental foi enorme sem a produção de embalagens que futuramente acabariam descartadas de forma inadequada pelo consumidor. 

De acordo com Eurydes Barcellos, diretor de Supply Chain da Yamaha Motor, “Desde a implantação desta ferramenta, calculamos mais de 54 milhões de reais de saving acumulados, além de evitar o descarte de mais de 10 mil toneladas de resíduos metálicos que saíram da nossa produção”, afirma.

Isso mostra que a verdadeira inovação vem do desenvolvimento de soluções reais, que trazem resultados práticos e que, não necessariamente estão ligados a criação de algo novo.

No caso da Yamaha Motor, indo na contramão do que normalmente é estabelecido pelo mercado, a inovação não veio através do desenvolvimento de embalagens descartáveis mais baratas. A grande descoberta foi pensar um passo atrás, investindo na produção de um material mais robusto e a princípio mais caro, mas que fosse retornável, trazendo uma grande economia a médio e longo prazo. 

 

Confira aqui a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!