ilustração sobre neoliderança

Confira os principais destaques do workshop neoliderança

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre Mundo VUCA. Embora o conceito seja difundido no mercado, muitos profissionais ainda não sabem quais ações adotar para minimizar o cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo em que vivemos.

Essas características são interpretadas como desafios e oportunidades pelas empresas, levando um dever difícil para aqueles que assumem um cargo de liderança: manter a equipe produtiva entregando bons resultados.

Mas fique tranquilo! Para te ajudar a aprimorar suas competências e alcançar um cargo de gestão, elaboramos um resumo completo do workshop neoliderança, que rolou nos dias 17 e 18 de agosto, das 9h às 12h com os mentores Alex Leite, diretor educacional e Márcio Cassin, professor da LiveU. Confira!

Competências e mindset

Antigamente não havia diferença nas nomenclaturas entre líder e chefe, isso porque as habilidades relevantes daquela época, conhecidas atualmente como hard skills, eram determinantes para reconhecimento de um bom trabalho.

Felizmente sabemos que hoje o cenário é diferente! Ao longo dos últimos anos, as softs skills – habilidades comportamentais – passaram a ganhar destaque e serem valorizadas no ambiente de trabalho. Aquele chefe mandão e controlador que não aceita erros foi perdendo valor.

Além das competências, o mindset do líder também passou por transformações, afinal, não é possível acompanhar o crescimento do mercado sem acreditar que a digitalização e otimização de tarefas, por exemplo, vão agregar para a entrega resultados ainda melhores.

Para quem ainda tem resistência em aceitar mudanças – sejam elas benéficas para a equipe e organização – é preciso coragem para vencer esse impasse. Para Alex e Márcio, a dinâmica processual e industrial ficou para trás. O mindset para liderar precisa mudar e isso requer um novo comportamento para entregar soluções, treinamentos e apostar na inovação.

Estilos de liderança

Apesar do chefe mandão e controlador ter perdido valor, isso não quer dizer que ele não esteja presente nas empresas. As características desse perfil revelam um líder autocrático, que tem uma determinação nas atividades a serem feitas pela equipe e, justamente por isso, opta por tomar decisões sozinho e controlar as entregas mais de perto. 

Além do autocrático, há o democrático, já um pouco mais flexível que opta por tomar as decisões junto com a equipe e dar mais espaço para a troca de ideias. Por último, há o líder liberal, que permite aos colaboradores o autogerenciamento, ou seja, ele acompanha o trabalho da equipe com menos interferência. Esses são os mais comuns presentes nas organizações.

Não pense que você precisa se encaixar nos estilos citados acima. Não existe um jeito certo para liderar! A liderança é situacional, ou seja, depende da maturidade da equipe. Alguns times podem compor colaboradores que precisam de supervisão e aprovação constante, se aproximando mais do autocrático ou democrático, por exemplo. Tudo dependerá das pessoas e do momento presente!

Ao final da explicação, Alex aproveita para quebrar o paradigma ressaltando que tempo de cargo não define mais o desempenho do líder. O recado foi dado!

Matriz de automação de atividades

Já parou para pensar quanto tempo gasta em atividades operacionais? Para investir sua produtividade em tarefas estratégicas e eliminar as repetitivas que consomem seu esforço, você pode utilizar a matriz de automação de atividades para nortear suas ações daqui pra frente. Faça o download da planilha aqui!

Você deve preencher a tabela com as atividades que exerce seguindo os eixos de valor da participação humana e características da automação, assim conseguirá identificar na matriz quais atividades requer sua atenção e quais desperdiçam seu tempo.

E fique atento! Quanto mais as atividades são executadas igualmente, maior a chance de serem automatizadas.

Habilidades de um líder

Quais práticas você exerce com a sua equipe? O feedback é uma delas? Durante o segundo dia o tema feedback foi amplamente debatido no workshop. Para os mentores Alex e Márcio, não há uma periodicidade correta para conversar com o time, podendo acontecer semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo diariamente.

Ter uma rotina de feedback além de fortalecer a relação entre líder e colaborador, há uma melhoria contínua na entrega dos resultados. Tenha em mente que qualquer momento pode ser oportuno para trocas construtivas!

Já sobre as habilidades necessárias para um líder, vá com calma. Ninguém nasce sabendo ser um, e ainda que você já seja e se considere um gestor excelente, nunca pare de se atualizar! Sempre haverá o que aprender se deseja evoluir junto às mudanças do mercado.

Alex Leite compartilhou a sua opinião sobre o assunto. “Transparência é muito importante para um líder. Não falo sobre sincericídio, mas saber dar um feedback um mais realista. Em segundo coloco a comunicação, porque acredito muito na frase “comunicação não é o que você fala, é o que os outros entendem””.

Para desenvolver competências novas, sejam elas comportamentais ou técnicas, é preciso de uma busca contínua por novos aprendizados. Essa ação é chamada de Lifelong Learning, ou seja, a vontade voluntária por conhecimento. Os ganhos vão além do âmbito profissional!

Quem você quer ser

Em algum momento você já foi líder. Sabia disso? Não necessariamente em uma organização, mas com a família, parceiro, amigos ou até mesmo em alguns momentos da sua vida. Por isso, já parou para pensar em qual líder você quer ser?

Ao final do workshop Márcio Cassin aplicou um Canvas com seis perguntas que trazem respostas para essa reflexão, como desafios, motivações, bagagem profissional e, por fim, o último quadrante que determina ações práticas para conquistar uma posição de liderança.

Após finalizar o canvas chegou a hora de colocá-lo em prática! Faça a regra dos 70/20/10, ou seja, comece definindo uma prioridade (1 ou 2 skills de cada vez), peça para alguém te ajudar se necessário e por fim, estabeleça uma estratégia para começar e tangibilizar as suas ações.

Clique aqui para baixar o Canvas e preencha todos os quadrantes. Quer uma ajudinha? Veja abaixo um exemplo finalizado.

ilustração de um canvas finalizado

Alex dá uma dica sobre o preenchimento do Canvas. “Não dá para ser só inspiracional e abstrato. O resultado precisa estar presente.” Ainda que as softs skills sejam fundamentais para inspirar pessoas e promover um ambiente colaborativo para trabalhar, é indispensável focar nos resultados.

Pós-graduação em Liderança e Gestão de Equipes

Curtiu o artigo e quer aprender mais sobre o tema? Conheça aqui nossa pós-graduação em Liderança e Gestão de Equipes! Durante as aulas você vai aprender como desenvolver equipes de alto desempenho, truques infalíveis para aprimorar suas competências e como se tornar referência em gestão.

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!