Skip to content

Contabilidade 4.0: entenda o papel da tecnologia no cenário contábil atual

A contabilidade digital ou contabilidade 4.0 é mais uma novidade da chamada transformação digital, sendo um padrão de atuação profissional muito mais moderno, dinâmico e associado ao uso estratégico de novas tecnologias, principalmente aquelas que dialogam com os sistemas do cliente e portais fiscais do governo.

E você, está preparado para essa transformação? Para nos ajudar a entender melhor alguns pontos importantes acerca do tema, conversamos com Valter Carvalho, Consultor Empresarial e professor da Live University. Continue lendo e confira!

1 - Como a indústria 4.0 se relaciona com a contabilidade 4.0? Qual o papel da tecnologia no cenário da contabilidade atual?

Valter - As tecnologias desenvolvidas pela indústria 4.0 podem e devem ser absorvidas pelas Contabilidades, uma vez que oferecem maiores possibilidades de armazenamento em nuvem, hiperconectividade, automação, inteligência artificial e internet das coisas.

As contabilidades podem com isso expandir a gama de clientes a serem atendidos, uma vez que as atividades manuais passam a ser automatizadas e os profissionais passam a desempenhar um papel muito mais analítico do que de operacionalizadores de lançamentos, classificadores de planos de conta ou geradores de relatórios.

A velocidade com que as informações passam a ser geradas eliminam os velhos problemas de fechamentos contábeis muito distantes do encerramento de exercícios. Atualmente a Contabilidade utiliza sistemas integrados para geração de lançamentos, mas ainda com dificuldades de volume de informações e equívocos operacionais de usuários.

2 - Quais as oportunidades e vantagens geradas pela contabilidade digital?

Valter - Aumento da capacidade de atendimento de demandas, maior velocidade de informação aos clientes, aumento de assertividade e elevação do nível operacional para tático e estratégico, colaborando com os clientes para a melhoria dos negócios, através de informações mais precisas, mais ágeis e autônomas.

3 - Quais os desafios relacionados à contabilidade 4.0?

Valter - Os maiores desafios estão ligados à correta implantação de rotinas, à adequada escolha de prestadores de serviços de links dedicados e data centers virtuais e à escolha e gestão de profissionais preparados para a mudança cultural da Contabilidade tradicional para a Contabilidade Digital.

4 - Os impactos ocasionados nos processos de negócios pelo uso de novas tecnologias realmente podem definir a extinção da profissão de contador? Qual a sua opinião sobre isso?

Valter - Entendo que não haverá a extinção da profissão do contador, mas sim uma transformação graças às mudanças de suas atividades.

O antigo guarda-livros já se transformou, nos últimos tempos, em um profissional mais próximo ao negócio de seus clientes, porém, graças ao volume de atividades, lançamentos, conferências, prazos a serem cumpridas. Com as novas tecnologias esse profissional poderá ter um papel mais estratégico, como orientador e fomentador de informações ágeis, assertivas que auxiliam na tomada de decisões pelos clientes.

Alguns contadores tinham quase um papel de "legistas", dados os prazos dentro dos quais apresentavam as informações aos clientes. E, a partir da nova contabilidade, poderão assumir o papel de conselheiros, desde que se preparem e se adaptem às novas tecnologias.

Se você chegou até aqui, aproveite para ler também >

Live University – Confeb

Se deseja aprender ainda mais sobre a área Fiscal e Tributária, acompanhando as tendências do mercado, você está no lugar certo! Conheça os cursos da Confeb, a escola de Fiscal e Tributário da Live University. Lá você encontra workshops, eventos, especializações, MBA e muito mais. Clique aqui e fique por dentro!

Comments

Fale com a gente no WhatsApp