Transformação do Supply Chain – Big Bang ou Progressivo?

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O departamento de Supply Chain, termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”, é o setor responsável por toda a logística de um serviço ou produto. Esse processo abrange desde o início da fabricação com a matéria-prima, até a etapa final, que representa a entrega ao consumidor. 

A partir de uma gestão bem posicionada de Supply Chain, é possível otimizar processos, reduzir custos, e trazer grandes resultados para empresas de qualquer área. Um dos fatores determinantes para um bom desempenho estratégico é a utilização de tecnologia. 

A transformação Digital

 

A transformação digital trouxe muitos benefícios para o setor. Porém, implementar novas ferramentas e promover essa mudança dentro das empresas pode ser um grande desafio. 

Há quem prefira fazer um processo lento, de forma gradual. Há quem prefira fazer o chamado “Big Bang”, um processo disruptivo, utilizando uma startup.

Para Antonio Marchiore Jr., Chief Supply Chain Officer da Vedacit, o Big Bang é a melhor maneira, mas existem ressalvas: “É preciso respeitar a natureza do business. Tem que entender antes um pouco da cadeia de valor do cliente. Cada segmento tem o seu tempo”, afirma.  

Compreender que incluir a tecnologia nos processos da gestão da cadeia de suprimentos envolve pessoas, é fundamental.  Inevitavelmente surgem desafios como a mudança de cultura, resistência, adaptação, etc. E nesse momento, é fundamental ter a sensibilidade para “sentir” o tempo adequado para o seu caso. Fica claro que não existe certo e errado, e sim, o que se adapta melhor à sua equipe. 

Clique aqui para assistir o debate na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!