Torre de Controle Logístico: o que você precisa saber antes da implementação

A Torre de Controle Logístico consiste em uma central de integração para melhorar a eficiência dos processos. Ela proporciona uma visão completa dos acontecimentos em tempo real, minimizando erros e aprimorando o desempenho de toda a cadeia.  

No entanto, antes de começar a implementação, é imprescindível que a empresa identifique os próprios gargalos para aproveitar ao máximo as informações que a torre pode oferecer.

Entrevistamos Doriedson Fernandes, Gerente Nacional de Logística na Bombril, que compartilhou alguns fatores cruciais que você precisa saber antes de começar o processo de implementação na sua empresa. Continue lendo e confira! 

1 – Começando pelo básico fundamental: como convencer as pessoas da importância da torre de controle logístico e de operarem com ela?

Doriedson: Vamos lá, uma estratégia interessante em “convencer” qualquer pessoa, time e área para uma mudança significativa no dia a dia, é gerar uma condição onde as pessoas relatem seus esforços para as atividades rotineiras e o desafio em buscar um resultado em comum com diversas áreas, assim geramos um ambiente de construção e não de imposição. Após criar este ambiente o alinhamento das mudanças dos processos e fluxos vem de forma mais clara e amigável, caminhando para um engajamento maior ao apresentar os ganhos de produtividade e qualidade de vida.

2 – Quais são os principais motivadores para aderir a uma torre de controle logístico?

Doriedson: Quando estamos dedicados em cumprir com as rotinas administrativas e entregar o resultado do dia a dia, muitas das vezes o time realiza várias atividades de forma “automática” exatamente por “não ter tempo” de analisar o contexto da área, a motivação da Torre de controle é exatamente reduzir os esforços, ter informações consolidadas e com isso ter decisões mais rápidas, gerando ganhos para todos.

3 – De todos os desafios mencionados por você para adesão de uma torre de controle logístico na Jornada de Supply Chain, qual deles você considera como o principal? Você pode assistir a palestra do Doriedson aqui.

Doriedson: Realmente tivemos 1001 desafios e entregar o “troféu” neste caso é uma tarefa bem difícil, mas podemos considerar que a adesão a uma ferramenta nova inicialmente é complexa, e neste caso estamos falando de dois processos dentro de um, ou seja, adesão dos processos/sistemas internos junto ao time e também a adesão externa da ferramenta (Aplicativo) para os nossos fornecedores de transportes.

4- A tecnologia por si só não sustenta uma torre de controle logístico. Quais são os pilares fundamentais para garantir uma implementação de sucesso?

Doriedson: Perfeito! Tecnologia é fundamental, mas precisamos de:

PROCESSO: Entender e desenhar o processo é a chave do sucesso, a tecnologia vem para oferecer novos caminhos para completar a evolução da necessidade do negócio.

PESSOAS: Ter um time engajado e ter pessoas comprometidas é o sonho de todo gestor, porem criar um ambiente favorável e integrar o time na construção das mudanças é papel do gestor, ou seja, ter tecnologia de ponta e pessoas desalinhadas é certeza de não obter o melhor da ferramenta e assim não gerar a satisfação de todos.  (Pessoas/sistema/empresa)

5 – É comum ver empresas chamando ferramentas genéricas de torre de controle. Como diferenciá-las e o que definitivamente não configura uma torre?

É comum ver empresas chamando ferramentas genéricas de torre de controle. Como diferenciá-las e o que definitivamente não configura uma torre?

Doriedson: Uma torre de controle precisa garantir três fundamentos básicos integrados:

Produtividade – Garantir que a maioria dos processos rotineiros seja realizada com o maior nível de automação.

Nível de serviço – Precisa ser claro e que supra as necessidades de informações dos clientes externos, fornecedores e clientes internos.

Segurança – O processo precisa estar 100% estruturado e com as regras do negócio para garantir assim a confiabilidade interna e externa.

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!