artigo sobre pnl em vendas

Convencer e converter! Conheça a PNL e aprimore suas habilidades para vender mais

Conquistar clientes nunca foi tarefa fácil. Mesmo com estratégias eficientes para vender, entender quem é o seu cliente sempre vai precisar de um esforço a mais, uma vez que o perfil do comprador muda constantemente, adquirindo diferentes características e novas exigências.

Nesse contexto, apropriar-se de técnicas que aprimorem seu desempenho pode fazer a diferença no momento de alcançar objetivos, ou melhor, vendas! E a PNL pode ser o seu aliado nesse desafio.

Programação Neurolinguística é o estudo do comportamento do ser humano, que busca compreender a individualidade de cada um, visando o alcance de objetivos por meio do desenvolvimento de habilidades, como mudanças, autoanálise, etc.

E para te ajudar preparamos um conteúdo especial com algumas técnicas de PNL em vendas para aprimorar ainda mais seu desempenho na hora de conquistar clientes. Confira e garanta qualidade nos negócios!

Técnicas de PNL em vendas 

  • Sistemas representativos

As informações chegam até nós por meio de quatro sentidos: visão, audição, paladar e tato. Já quando abordamos o assunto na PNL, os sentidos são divididos em quatro sistemas representativos, o auditivo, visual, cinestésico e digital.

Cada cliente encontra-se em um desses sentidos, e é papel do vendedor identificar onde cada comprador se encontra e consequentemente, compreendê-lo para desenvolver maior habilidade de persuasão e negociação. Além disso, a confiança é fortalecida e a comunicação aprimorada.

  • Espelhagem

Nessa técnica o vendedor – de forma sutil – conduz a conversa com o cliente espelhando os mesmos movimentos dele. Gestos, expressões faciais, postura, respiração… Tudo deve ser analisado. Literalmente!

A técnica traz uma conexão maior entre ambos, permitindo que o vendedor possa prever momentos para sugerir ideias, influenciar a compra ou até mesmo opinar sobre algo específico.

Observação importante: Antes de aplicá-la é ideal entender o básico sobre linguagem corporal, justamente para que o cliente não suspeite de forma alguma a imitação dos seus trejeitos. Falamos sobre o tema aqui!

  • Ancoragem

Baseia-se no processo de associar reações internas com algum gatilho interno ou externo. Por exemplo, um sentimento positivo – quando vivenciado de novo – pode incentivar o comprador a fechar uma nova venda.

Em palavras técnicas, ancoragem é um viés cognitivo que descreve o ato de se ancorar a uma parte da informação recebida. Nós não conseguimos desassociar de uma primeira impressão, então quando vivenciamos de novo a primeira lembrança é o que nos vem à cabeça.

Quando bem utilizada, essa técnica pode ser crucial para fechar uma venda. Por exemplo, ao levar o comprador para uma lembrança positiva, as chances de concluir mais um negócio são muito maiores.

  • Reforço positivo

Consiste em reforçar um comportamento ou ação positiva por meio de elogios que podem ajudar a motivar e conquistar a confiança do consumidor durante o processo de comunicação.

Por exemplo, o cliente apresenta algumas objeções no momento de fechar uma compra. É aqui que a técnica entra! A partir do reforço positivo, as objeções são esclarecidas e simultaneamente o vendedor reforça elogios e pontos vantajosos sobre o serviço, aproximando-se ainda mais do cliente e esclarecendo suas dúvidas.

  • Palavras mágicas

Colocar o nome do seu cliente em uma frase em conjunto com palavras que são assimiladas facilmente pode ser um dos truques que vai te levar à venda. Introduza palavras como naturalmente, ilimitado, agora, além, expansão, após, perceba, entre outros.

Aqui o objetivo principal é fazer com que o cliente perceba que o seu discurso é aquilo que ele pensa ou precisa.

  • Ressignificação

Essa técnica é baseada em autoconhecimento. Ressignificar conceitos que podem aprimorar seu pensamento faz toda a diferença para um vendedor. Não só conceitos podem ter um novo significado, mas comportamentos também.

Durante anos um vendedor usou o mesmo speech na hora de vender, mas, com o passar do tempo, o discurso ficou obsoleto e repetitivo. Imagina o quanto entediante é ouvir um mesmo discurso mais de uma vez? A ressignificação está aí para isso!

Conhecer a si mesmo permite melhorar a comunicação, seja com amigos, família e possíveis clientes. Mudar a sua forma de se expressar pode abrir portas para novas negociações!

  • Venda consultiva

Consiste na análise de dados para fazer com que o processo seja mais eficiente. Em outras palavras, a venda consultiva é mais detalhista, buscando sempre entender de forma minuciosa a necessidade do cliente.

A venda consultiva exige habilidades específicas que nem todo vendedor consegue exercer. Em um papel de consultor, é preciso preparar perguntas ainda mais assertivas, recomendar soluções específicas, garantir contatos com forte interação e, por fim, orientar de forma clara clientes já existentes e possíveis prospects.

Conclusão

Com tantas técnicas a seu favor, tá esperando o quê para colocá-las em prática? A adoção do PNL em vendas garante um serviço qualificado que pode se desenvolver de forma contínua sempre. Além de buscar o melhor de si mesmo, a técnica traz desenvolvimento profissional significativo e relacionamento de ponta com os seus clientes.

Conheça os cursos da LiveU que abordam o tema!

Aproveite para ler também >

Live University – Ibramerc

Deseja aprimorar seus conhecimentos na área de Marketing e acompanhar as tendências? Então você está no lugar certo! Conheça os cursos da Ibramerc, a escola de Inteligência de Mercado, Marketing e Vendas da Live University. Aqui você encontra workshops, eventos, MBA’s, pós-graduação e muito mais. Conheça nossos cursos e aproveite!

Você pode gostar também:

Deixe seu comentário

avatar

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Calendário de Eventos

Maratona de Supply Chain SP

20, 21 e 27 de Julho

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Prêmio Inbrasc

10 de Setembro

Local: Villa Bisutti Gomes de Carvalho

Fórum de IM SP

15 e 16 de Outubro

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!