Strategic Sourcing: O primeiro passo para deixar a área de compras mais estratégica

Cleberson Santos

Cleberson Santos

Os compradores podem discordar sobre várias coisas a respeito da área, mas uma opinião é quase unânime: a necessidade de o setor de compras ser mais estratégico dentro da empresa.

Para isso, é preciso analisar diversas variáveis, conhecer bem os fornecedores e os níveis de serviço que são prestados. Estes são os objetivos do Strategic Sourcing (ou Matriz Estratégica de Abastecimento), uma metodologia que tem ganhado cada vez mais relevância entre os compradores.

Conversamos com Mariana Coianagui, que é Head de Compras para a América do Sul na Cushman & Wakefield e professora da Live University, e ela explicou o que é o Strategic Sourcing, por que esta metodologia é tão importante e o que é preciso analisar para montar uma matriz que seja eficiente para a área. Confira a entrevista!

O que é strategic sourcing?

O Sourcing Estratégico é uma metodologia com aplicabilidade em uma concorrência onde organiza, melhora e reavalia a cadeia de aquisição de tal forma que gere valor a empresa.

Como ele ajuda a tornar a área de compras mais estratégica?

Sem dúvidas, o strategic sourcing eleva a barra no grau de profissionalismo quando é usado como base da estrutura da área de compras, pois estamos tratando de negociadores que se planejam dentro de uma categoria, fazendo toda análise da segmentação dos fornecedores e gestão de contratos. Isso traz e alavanca oportunidades para o negócio, seja em termos de organização, qualidade, melhora nos custos, podendo atuar diretamente no fluxo de caixa e estendendo os prazos de pagamentos. Esses impactos fazem com que o Compras seja percebido como parceiro estratégico do negócio, impactando indiretamente ou, dependendo do segmento, diretamente no resultado da empresa.

Por que esta metodologia deve ser vista como requisito para os compradores atualmente?

Já não é mais uma tendência, e sim uma realidade. Não haverá muito mais espaço para os compradores transacionais que somente criam pedidos de Compras de forma operacional. Com a combinação da Indústria 4.0 e Strategic Sourcing, os negociadores de compras trarão muito mais valor à cadeia como um todo, planejando estrategicamente e combinando com a automação de catálogos.

O que é preciso analisar para montar uma matriz eficiente de strategic sourcing?

Antes de mais nada, é importante ter dados acurados e obter uma governança de saneamento das informações para que seja possível estarem categorizados, seja a nível de produtos, serviços ou fornecedores. A partir disso, deve haver a segmentação de fornecedores com a famosa Matriz de Kraljic, combinada com a matriz de percepção do fornecedor, ou seja, como o fornecedor enxerga sua empresa, se interessa ou não ao fornecedor. Dito isto, e seguindo na mesma matriz com base na Kraljic, saber quais ações tomar para alcançar seus objetivos, ao qual se transforma na Matriz de 64 Quadrantes ou Procurement Chessboard.

Existe algum quadrante da matriz de sourcing deve ser tratado com maior prioridade ou isso depende de cada empresa?

Sem dúvidas o quadrante que deve ser tratado como prioridade é a Estratégica. Veja esse exemplo: onde existe um monopólio ou oligopólio, o negociador não tem poder devido à baixa ou quase nula opção de fornecimento no mercado, combinado com o alto risco de suprimento. Nesse caso, é válido ter um parceiro como provedor em um relacionamento de longo prazo.

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!