SPED Fiscal e Contábil: Quais os riscos para a minha empresa?

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), é um sistema criado em 2020 para informatizar os serviços de fiscalização tributária no Brasil e a relação do Fisco com os contribuintes.

Ele é dividido em PVAs como o SPED Fiscal, Contábil, Contribuições, etc. A implementação desse sistema  trouxe uma série de benefícios:

Para as empresas– Redução de erros humanos, eliminação de papel, redução de custos com racionalização e simplificação das obrigações acessórias, redução do tempo despendido com a presença de auditores fiscais, maior facilidade operacional e segurança da informação. 

Para o Fisco – Fortalecimento do controle e da fiscalização, rapidez no acesso às informações, aumento da produtividade do auditor, aperfeiçoamento do combate à sonegação, maior eficiência nos trabalhos de auditoria fiscal e diminuição da necessidade de muitas notificações de solicitação. 

Para as empresas– Preservação do ambiente pela redução do consumo de papel, redução de custo e concorrência mais justa com a diminuição das “vantagens” de sonegação fiscal. 

Quais as desvantagens?

 

Por outro lado, existem sim algumas desvantagens para o meio empresarial. Para fazer o levantamento das diversas informações exigidas pelo SPED, é preciso o investimento com sistema de informação e o treinamento dos colaboradores, o que demanda em custos, Além disso, existem riscos como o vazamento de informações e a segurança de dados dos sistemas.  

Mas então, o que é o melhor para o meu business? De acordo com Roberto Biava Júnior, Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, “as empresas devem refletir sobre a informatização dessas informações contábeis, porque elas trazem impactos tanto nos custos de conformidade, quanto no grau de risco que estão assumindo”, afirma. Cabe aos profissionais do mercado contábil refletir sobre as principais oportunidades e riscos, face aos impactos tecnológicos trazidos pelo SPED.   

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos