O processo de organização da cadeia no cenário Covid-19

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O Boticário é uma empresa multicanal, que em 2010 virou o Grupo  Boticário, após a aquisição de diversas marcas como Quem Disse Berenice, Eudora, Vult e Beleza na Web. Presente em mais de 15 países, o Grupo tem mais de quatro mil lojas, e-commerce e venda direta, além de 35 mil pontos de venda multimarca. 

Trata-se de um negócio que possui alta complexidade de planejamento de demanda e de toda a cadeia. Cerca de 40% das vendas de varejo vem de inovação, com muitas trocas de portfólio anuais, que comportam cerca de 1800 novos produtos.

O sistema de planejamento

 

O modelo de planejamento começa com a demanda, pensando em sell out (o que o consumidor tem interesse de comprar) e só depois indo para sell in (distribuição para o franqueado). 

O plano estratégico do grupo engloba em torno de três a cinco anos, iniciando sempre no departamento de marketing com o crescimento das categorias, descendo para o setor de operações para definir o abastecimento do que foi definido na etapa anterior. 

Cenário Covid-19

 

Com a chegada da pandemia no início de 2020, houve um impacto nos fornecedores localizados na Ásia e na Europa. Para resolver essa questão, o Grupo buscou fornecedores locais que pudessem atender as demandas. Em fevereiro de 2020 foi montado um Comitê de Crise e criado um plano de contingência. De acordo com Uibirá Bernardi, Diretor de Supply Chain do Boticário, “em momentos de muita incerteza, é preciso ter cenários e trade-offs claros. Faz muita diferença pensar em toda a cadeia, desde fornecedores à franqueados e entender que será necessário mudar e replanejar”, afirma. 

 As adequações feitas na forma de gestão para enfrentar o momento se provaram mais eficientes que as tradicionais. Pensar de forma mais dinâmica e compreender que o cenário exigia mudanças rápidas, permitiu o foco nas necessidades de curto prazo, mas sem perder de vista os planos futuros de recuperação que virão após o Covid-19. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!