Skip to content

Soluções que reduzem a emissão de carbono

As pautas de sustentabilidade se tornam mais comuns dentro das grandes empresas, a cada dia que passa. A necessidade de diminuir o impacto das indústrias no ecossistema tem causado reflexões profundas no mundo dos negócios. 

Dentro dessa temática, a emissão de carbono certamente é uma das mais abordadas. As fontes de energia mais tradicionais são as chamadas não renováveis, ou seja, pertencem a um grupo de materiais finitos ou esgotáveis. 

No caso da maioria delas, a reposição na natureza é extremamente lenta. São exemplos o petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear. Esses produtos geralmente também emitem uma grande quantidade de carbono durante o processo de produção. 

Fontes de Energia Renováveis

Na contramão desses produtos, temos as fontes de energia que se renovam constantemente ao serem utilizadas. Apesar de algumas delas apresentarem variação na geração de energia elétrica ao longo do dia ou ano, elas são consideradas limpas pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE). Nessa categoria temos a energia hídrica, solar, eólica, biomassa (matéria orgânica), geotérmica e oceânica.

Atualmente existem diversas opções no mercado, para que as empresas possam escolher fornecedores de energia de forma muito mais consciente. Um dos indicadores que devem ser levados em consideração é o I-REC, um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono. Além desse, existem diversas iniciativas e certificações que podem auxiliar no momento da seleção. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp