Sociedade 5.0 – Qual será o futuro do mercado de trabalho?

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O termo “Quarta Revolução Industrial”, foi criado pelo fundador da conferência de Davos, Klaus Schwab e se refere à era dos robôs, dos algoritmos e da internet das coisas. Estamos na Era da Transformação, onde a disrupção e a mudança representam o “novo normal”.

Diante dessa nova sociedade, em que o digital está presente em praticamente todas as atividades diárias, como ficará o mercado de trabalho? Quais serão as competências que as empresas vão buscar nos profissionais? Quais serão os desafios enfrentados pelos departamentos de recursos humanos das corporações?

 

Mercado de trabalho 4.0

 

Em estudo feito pela OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) denominado The Future of Work, são apresentados diversos indicadores desse mercado de trabalho na Revolução Industrial 4.0:

  • A taxa geral de empregos tem aumentado nos países da OECD, impulsionada por um aumento substancial na parcela de mulheres no trabalho
  • A taxa de emprego de homens e mulheres mais velhos também aumentou
  • A qualidade dos empregos melhorou em alguns aspectos
  • A participação de empregos altamente qualificados cresceu 25% nos países da OECD nas últimas duas décadas. 

Ainda conforme esse estudo, na próxima década, quase todos os empregos serão afetados e alguns desaparecerão completamente. Áreas como varejo, entretenimento, saúde, manufatura e educação já sentem essas mudanças. 

Para Claudia Lourenço, diretora de recursos humanos da Europ Assistance Brasil, novas habilidades devem ser desenvolvidas para quem quiser permanecer no mercado de trabalho: “os que utilizam a inteligência artificial, substituirão os que não a utilizam. Já é uma dica para estarmos antenados e termos skills de tecnologia para trabalharmos nesse mundo novo”, afirma. 

Essa tendência do mercado que já havia sido mostrada pelos especialistas foi muito acelerada com a chegada da pandemia. Vimos como o mundo se transformou e rapidamente exigiu uma adequação dos profissionais para permanecerem em seus empregos. O mundo do trabalho será centrado no ser humano e na tecnologia, o que gera uma grande oportunidade para quem souber aproveitar o momento para se encaixar nessa nova realidade. 

Clique aqui para ver a palestra na íntegra!

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!