Como utilizar a tecnologia para a assertividade tributária

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Vivemos em um momento econômico com muitas incertezas e cenário político instável. Nosso modelo tributário é, reconhecidamente, um dos mais complexos do mundo. São, em média, 31 novas normas tributárias por dia, o que significa duas mudanças por hora na legislação, que sensibilizam cálculos de imposto ou normativos na carga tributária. 

São mais de cem tipos diferentes de tributos, com prestações de conta em mais de 250 obrigações acessórias distintas. ”Uma nota fiscal, pode, no mínimo, incidir a carga tributária de ICMS próprio, PIS, COFINS, IPI… e para cada tipo de transação a gente entrega um modelo de obrigação distinto”, explica Marcelo Simões, Diretor fundador na COMTAX.  Todos esses fatores acarretam em centenas de horas investidas pelos profissionais da área, que, ainda assim, estão sujeitos à interpretação ou  corresponsabilidade legal por falhas de terceiros.  

Como a tecnologia pode ajudar 

 

A tecnologia traz ferramentas que atuam tanto nos níveis operacional e tático, quanto no nível estratégico. Um exemplo é a plataforma de Simulação Tributária, que permite emular a possibilidade de cenários fiscais para a assertividade na tomada de decisão nos processos de compra, transferência e precificação. É importante salientar que a base de regras fiscais e suas exceções podem ser configuradas ou consumidas dos principais provedores de conteúdo fiscal. 

A utilização de um Simulador Tributário pode trazer diversos benefícios para a empresa. A assertividade no custo da mercadoria permite uma maior visibilidade das variáveis para a determinação da aquisição (imposto, frete, desconto, etc). Como consequência, é possível fazer uma negociação melhor na compra, que por sua vez, aumenta a lucratividade e competitividade com a otimização do preço final.  

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!