ilustração do artigo sobre retomada presencial

Saúde mental e retomada presencial: os desafios do RH

Conforme os meses passam, vivemos menos um dia de pandemia e sabemos que a retomada ao escritório vai acontecer – seja daqui um mês ou até mesmo um ano. Justamente por isso, as empresas já estão se mobilizando para preparar um plano de retomada salubre e eficiente para seus colaboradores.

Mas há quem pense que isso é tarefa fácil! Para auxiliar os profissionais da área, tivemos uma live na última quinta-feira (11) com Thaís Loureiro, RH Manager na Suzano, Isadora Gabriel, People & Places Director na Amaro e Andrea Destri, especialista em RH e CEO na friendsBee.  Continue lendo e veja como foi!

A Suzano, empresa brasileira de celulose e papel, fará a retomada em fases considerando para os colaboradores do setor administrativo, ou seja, aqueles que tinham a rotina dentro do escritório. “Nossa retomada será feita em fases respeitando a individualidade do colaborador. Acreditamos na humanização do processo, até porque uma medida não servirá igualmente para todos. A partir daí, o gestor avaliará com sua equipe quem se sente à vontade para voltar no momento certo”.

Questionada por Alex sobre os aprendizados durante e pós pandemia, Thaís afirma “Muita coisa mudou. Antes contratávamos o colaborador de acordo com a região em que ele morava, hoje não mais. Estamos fazendo recrutamento à distância e acreditamos que o senso humano não será perdido, estamos aprendendo a nos reinventar”. Ainda destacou que velocidade na tomada de decisão mudou radicalmente devido à pandemia.

Já para a Amaro, e-commerce de moda, houve mudanças baseadas na conversa entre empresa e colaborador. “Primeira coisa que fizemos foi ouvir os funcionários. Rodamos uma pesquisa de clima quinzenalmente para validar as ações do negócio, desempenho da liderança, entre outros pontos relevantes”.

Isadora também compartilhou o resultado das pesquisas “Nós nos baseamos em dados e pudemos concluir que somente 20% dos funcionários estavam prontos para voltar ao escritório. Esse número se deve ao fato de alguns colaboradores serem do grupo de risco, se locomover por transporte público, medo de contrair o vírus, etc”.

A profissional de RH ainda percebeu que o Home Office veio para ficar. Muitos colaboradores desejam ter a cultura implementada na empresa e a previsão é a liberação de dois dias em casa para quem preferir. 

Já para o público do shopping as regras são totalmente diferentes. Por estarem retomando no pico da pandemia, os protocolos são rígidos para garantir a saúde de todos. “Temos totem de álcool em gel, máscaras, luvas para o pé. Infelizmente houve suspensão de alguns contratos e devido ao horário reduzido poucos voltarão ao trabalho presencial”.

Em paralelo com a retomada, a saúde mental dos colaboradores também tem sido pauta nos últimos meses. Andrea Destri, CEO da friendsBee, nota uma mudança na preocupação com o tema. “Nos meses de março, maio e abril as empresas só falavam de saúde mental. O assunto do momento era esse. Agora que estamos falando em retomada, as empresas deixaram de lado o assunto para focar na volta das operações sem estar alinhado à saúde. Logo no principal momento isso foi esquecido”.

Sobre as principais angústias da população Andrea ressalta que o medo ganhou protagonismo pela ansiedade de não saber como serão os próximos meses. “Lidar com o amanhã incerto é difícil. A economia está caindo muito, o emprego de milhares de pessoas está ameaçado e todos temem contrair o vírus. Então, mais do que nunca, é preciso muita cautela na retomada ao escritório. O tema saúde mental deve andar em paralelo com a volta”.

Gostou do tema e quer conferir a live completa? Clique aqui!

Você pode gostar também:

Deixe seu comentário

avatar

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!