Recrutamento e seleção digital – Quais os principais desafios?

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O setor de recursos humanos mudou muito a forma de recrutar candidatos para as empresas. Em um passado não muito distante, primeiro se anunciava a vaga e o candidato então enviava seu currículo para as corporações. Inicialmente esse anúncio era feito em jornais. 

Atualmente, com a chegada da tecnologia e das mídias sociais, esse processo tem ficado cada vez mais digital. Além disso, surge uma preocupação em promover uma experiência agradável para o candidato.

Marcelo Braga, fundador da Reachr Recrutamento, mostra quais pontos as empresas precisam ficar atentas para encontrar as pessoas certas e garantir que o processo seja positivo para quem está concorrendo a vaga: “É preciso conhecer o seu público. Não adianta impactar muito bem as pessoas do Rio Grande do Sul, se você tem vagas para o Espírito Santo. Existe uma falha na comunicação. Essa segmentação é fundamental no processo de contratação”, explica. 

Como atrair o candidato certo?

 

Essa forma de pensar, exige também novas formas de atração para potenciais candidatos. Apenas divulgar vagas em aberto já não funcionam de forma tão eficiente quando se busca o melhor colaborador para compor a sua equipe. 

A reinvenção do processo de contratação se inspirou em algumas técnicas de marketing digital. Uma das mais utilizadas é a chamada distribuição de conteúdo. Através dessa técnica, a empresa se posiciona como uma fonte de informação através das mídias sociais.

Assim, antes de divulgar uma vaga, se cria primeiro um relacionamento com o candidato. Dependendo do conteúdo distribuído é possível segmentar o público que deseja, atraindo assim um “lead” mais qualificado. Quanto maior o nível de engajamento do público, maior a probabilidade de atrair as pessoas certas na hora de preencher uma vaga para sua equipe. 

Após a fase de recrutamento, é importante focar na experiência do candidato durante o processo de seleção. Atualmente em diversos setores (especialmente em tecnologia) existe uma disputa pelas companhias pelos melhores profissionais. 

Continuar colocando apenas as empresas como protagonistas é um grande erro. Detalhes como uma comunicação rápida e eficiente, além de valorizar a diversidade entre os colaboradores podem fazer a diferença para conseguir captar os maiores talentos para compor o seu quadro de colaboradores. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!