Imagem do artigo sobre recrutamento ágil

Recrutamento ágil: torne seu processo seletivo mais estratégico

Raffael Lodo

Raffael Lodo

Hoje, mais do que nunca, existe uma cobrança do mundo dos negócios para que empresas tradicionais se transformem em empresas 4.0, ou seja, mais tecnológicas e abertas à inovação.

Ainda assim, as inovações no mundo corporativo não estão somente relacionadas à tecnologia, mas também aos novos modelos de gestão de pessoas e ao comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o RH precisa ser cada dia mais tecnológico, estratégico, inovador, dinâmico e ÁGIL! Começando desde o processo de recrutamento.

A implementação da Metodologia Ágil no processo de recrutamento é uma maneira de trazê-lo para a nova realidade do mercado e facilitar a vida de todos os colaboradores, sejam eles recrutadores ou até mesmo candidatos.

Nesse contexto, trouxemos dicas, benefícios e demais pontos importantes que você deve saber para implementar o recrutamento ágil no seu negócio de forma eficiente e estratégica. Continue a leitura e comece o ano de 2020 com um mindset moderno e uma cultura organizacional ainda mais inovadora!

Panorama Geral

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela PMI (Project Management Institute), 71% das organizações em todo o mundo relatam usar metodologias ágeis para gerenciar projetos, trazendo melhorias concretas e mensuráveis ​​por meio disso.

Além disso, de acordo com o 13º relatório anual State of Agile da VersionOne, houve um aumento de 71% na percepção da redução de custo de projetos que utilizam metodologia ágil e um aumento de 27% daqueles que veem isso como um beneficio direto da mesma.

Adoção do processo na prática

  1. Organização

Primeiramente veja o que faz sentido para o seu ambiente de recrutamento e teste-o em alguns projetos com uso de sprints e reuniões Scrum. Fica claro que isso é organização, certo? Você verá uma diferença não apenas no seu relacionamento com os gerentes de contratação e na entrega de resultados, mas também na maneira como sua própria equipe de recrutamento trabalhará em conjunto.

Ao separar os projetos de contratação em partes menores, é possível receber feedbacks com muito mais frequência, além de obter informações mais detalhadas com base no que a equipe de recrutamento aprende. Fique ligado!

Além disso, ao invés de de gastar semanas na busca de leads promissores, tente se concentrar em marcar duas ou três entrevistas com os gerentes de contratação o mais rápido possível, com o objetivo de validar a exigência de trabalho, antes de dedicar mais tempo e recursos para encontrar os melhores candidatos possíveis.

  1. Visibilidade

Procure ter visibilidade do seu progresso para cada função ou tipo de função a qualquer momento. As equipes de recrutamento modernas já conhecem alguns dos benefícios de trabalhar com um quadro Kanban, por exemplo, que permite visualizar de forma prática e intuitiva como estão fluindo e sendo executadas as tarefas do projeto.

  1. Priorização

Priorize funções com base em algo mais lógico que uma linha do tempo! Procure atribuir pontuações para as tarefas com base no valor estratégico para a organização, tamanho do mercado-alvo ou complexidade dos requisitos de cada trabalho, a fim de alocar seus recursos de acordo com tais exigências.

Essa priorização também é aplicável a outros aspectos da função de aquisição de talentos, como campanhas de marca do empregador ou projetos de operações.

Também é importante ter em mente que ser ágil não envolve atalhos. O recrutamento ágil não é uma desculpa para pular a construção de relacionamentos de qualidade com os candidatos; pelo contrário, é uma maneira de abordar a missão de maneira diferente, dividindo-a em responsabilidades acessíveis e enfrentando-as com eficiência, com muito espaço para contratempos, iterações, colaboração e melhorias ao longo do caminho.

Benefícios do recrutamento ágil

  1. Acelera o processo de recrutamento

Não há nada mais frustrante do que recrutar um excelente candidato apenas para perdê-lo para a concorrência, porque o seu processo de recrutamento leva anos. Certo?

Com o recrutamento ágil, você tem pontos de contato mais frequentes e sprints mais curtos, o que significa que os gerentes de contratação provavelmente estarão mais envolvidos no processo. Eles não podem se esconder! Gerentes engajados equivalem a um processo de recrutamento rápido.

  1. Colaboração aprimorada

Naturalmente, uma comunicação constante e com pontos de contato regulares significa uma melhor colaboração entre os colaboradores envolvidos no processo de contratação. A colaboração mantém todos motivados!

  1. Feedback em tempo real e experiência do colaborador

A beleza do recrutamento ágil é não ter que esperar até o final do processo para obter um feedback. Isso significa que, se você estiver completamente fora do objetivo da empresa contratante, você poderá redirecionar seu foco sem desperdiçar seu tempo e o tempo do candidato (pense em como a experiência negativa do candidato pode afetar a sua marca!).

Falamos mais sobre os benefícios de um feedback em tempo aqui e da experiência do colaborador aqui. Confira!

  1. Redução de custo

Com uma melhor qualidade no processo de contratação, sua equipe irá economizar no tempo administrativo, bem como nas tarefas direcionadas para a construção de melhores relacionamentos com os candidatos e, consequentemente, você terá menos custo recursos organizacionais e operacionais desnecessários.

Desafios a serem enfrentados

  1. Adequação profissional

De acordo com matéria da Exame, a falta de adequação dos profissionais às novas necessidades do mercado é um dos principais desafios nos processos de contratação atuais. Muitas vezes há até mais vagas de emprego do que candidatos capazes. Isso nem leva em consideração a qualidade geral dos candidatos, tanto nas habilidades processuais quanto em suas habilidades pessoais (falamos sobre Soft Skills aqui!)

  1. Processos de contratação muito longos

A contratação colaborativa tem suas vantagens em termos de criação de adesão e construção de relacionamentos. No entanto, quando os candidatos têm muitas opções, estes muitas vezes acabam aceitando a primeira oferta de trabalho que lhes é apresentada. Nesse sentido, processos de contratação mais longos podem resultar na perda de grandes talentos!

  1. Nenhuma estratégia orientada a dados

Para ajudar as equipes de contratação a tomar as melhores decisões, faz sentido para alguns negócios a análise de dados em termos de métricas de aquisição de talentos (como tempo de apresentação e custo por contratação), além de comparar as melhores práticas do processo.

  1. Falta de tecnologia ou tecnologia desalinhada

Esse problema ocorre especialmente entre os sistemas de rastreamento de candidatos e sistemas de informação de Recursos Humanos. A entrada de dados pode muitas vezes não ser rentável, se utilizada da forma errada. Ao invés disso, o RH poderia investir seu tempo agregando valor por meio de um melhor planejamento da força de trabalho já presente na operação.

Se você chegou até aqui, aproveite para ler também >

Live University – RH

Se busca aprender ainda mais sobre a área de Recursos Humanos e acompanhar as tendências do  mercado, você está no lugar certo! Conheça os cursos da Live RH, uma das escolas da Live University. Aqui você encontra workshops, eventos, MBA, pós-graduação e muito mais. Clique aqui e comece já a sair da teoria e aplicar na prática!

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!