Quais as habilidades necessárias para o profissional em um mundo tecnológico?

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Normalmente, o trabalho é dividido dentro das grandes companhias entre estratégico, tático e operacional. Se pegarmos como exemplo a carreira administrativa, as funções do colaborador se dividiria da seguinte forma:

Operacional – Coleta, organiza, analisa dados e informações. 

Tático- Interpreta e analisa dados e informações; organiza as atividades, negocia com fornecedores. 

Estratégico- Ponte entre o mundo externo e a organização. 

Repare que quanto mais perto do nível estratégico, mais abstrato se torna a forma de trabalho. Consequentemente, temos uma atividade  mais fácil de se realizar de forma remota. Por outro lado, quanto mais próximo do operacional, mais concreto, o que o torna mais difícil de ser realizado remotamente. 

Porém, quando pensamos em substituição da força de trabalho pela tecnologia, a lógica se inverte. Temos investido cada vez mais para produzir máquinas que substituem o trabalho braçal. Assim, vemos que quanto mais no nível operacional, mais provável a substituição pela tecnologia. 

Tecnologia e desemprego

 

Essa análise é muito importante quando refletimos sobre o futuro do trabalho. Levando em consideração que os robôs são utilizados cada vez mais para a força de trabalho física, e o computador para o trabalho executivo, o que nos resta? De acordo com o livro de Domenico de Masi, intitulado O Ócio Criativo, nos restará o trabalho criativo. 

Quando vemos todo esse painel, podemos pensar que a tecnologia gera desemprego. Mas será que isso é verdade? Não é o que afirma João de Queiroz Xavier é Diretor Geral, Consultor de Carreira e Coach da Ricardo Xavier Recursos Humanos, “O que gera desemprego é a economia. A tecnologia não impacta no desemprego e sim na migração do emprego”, explica. 

Se antes vivíamos numa era sem informação, hoje somos sobrecarregados com uma enxurrada de dados e conhecimento. Portanto, pensar no profissional do futuro é compreender as novas necessidades e competências necessárias para o mercado de trabalho. 

A transformação digital trouxe uma nova demanda, que está substituindo o trabalho manual de forma avassaladora. Perceber esse mundo novo e se adequar a ele, é certamente, a fórmula do sucesso para o que vem a seguir. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!