Profissional de Tax e Data Analytics: como a tecnologia pode auxiliar a área fiscal

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Dentro de uma empresa, o departamento responsável por cuidar de todas as questões relacionadas às legislações tributárias, é chamado de Tax. Especialmente no Brasil, onde as leis dessa ordem são complexas e mudam com frequência, o setor acaba se tornando fundamental para a corporação. 

Porém, as equipes de tax costumam enfrentar uma série de desafios para conseguir concluir de forma eficiente o seu trabalho. Pesquisas mostram que um cientista de dados gasta 80% do tempo preparando os dados e apenas 20% do tempo de fato analisando as informações. 

 

Data Analytics e a modernização da equipe de Tax

 

É o que nos relata André Rossini, Tax Director da LatAm Companhia Aérea “Eu levava em torno de 10 dias do meu mês só para reunir os dados para poder discutir com a equipe. Depois de muitos ajustes, conseguimos diminuir para 5 dias. Levando em consideração o tamanho das equipes e a sobrecarga de trabalho, ainda era inviável parar a equipe por 5 dias por mês para termos dados estáticos no final. Foi quando vimos que precisávamos encontrar algo para mudar isso”, relata. 

Através do  Data Analytics (um processo de análise de dados que utiliza softwares especializados), a equipe de tax conseguiu encontrar o que procurava. Porém, o acesso a profissionais capacitados para assumir essa função ainda não é uma realidade para a maioria das empresas. 

 

Power BI: solução acessível para o Data Analytics

 

Era necessário encontrar um software que fosse de fácil utilização e que não ficasse tão restrito apenas às equipes de tecnologia, para democratizar o acesso ao Data Analytics. Para suprir essa demanda, a Microsoft desenvolveu o Power BI, uma ferramenta de Business Intelligence de fácil acesso e usabilidade. 

Através do Power BI, as equipes de tax estão conseguindo novamente protagonizar o processo de análise dos dados, o que possibilita cada vez mais a criação de indicadores para otimizar a carga tributária. Isso, aliado a toda a experiência de análise do gestor, aumenta muito a produtividade e consequentemente a valorização desse profissional  para a empresa.

 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!