Produtividade: em casa, no escritório ou onde você quiser!

Pode parecer que não, mas o ambiente está diretamente ligado à produtividade. De acordo com o estudo “Global Study Engagement”, realizado pela ADP Research Institute, mostra que 29% dos profissionais virtuais que fazem parte de um time (projeto ou empresa) são totalmente engajados, contra 18% dos que trabalham tempo integral em um escritório.

Apesar do número chamativo, nem todas as empresas pregam a cultura Home Office, que ainda pode ser visto como day off, improdutividade ou falta do que fazer. O número mostra que a concepção de produtividade aplicada nas empresas está sendo interpretada de forma diferente nas companhias, e por que será?

Para agregar ao estudo anterior, uma pesquisa de Harvard em parceria com a Northeastern University, apontou um aumento de 4,4% no trabalho após os técnicos – instrumento da pesquisa – a trabalhar do lugar que desejassem. E para refletir sobre o assunto, conversamos com Andrea Destri, conselheira e professora na LiveU. Confira!

1. Quais benefícios podem ser vistos de empresas que aderem ao Home Office e programas mais flexíveis?

Andrea – O Home Office deve ser visto como uma ferramenta, e como todas, é preciso considerar seu uso frente à realidade de cada empresa. Cabe esta prática na cultura da organização? Há processos, políticas e práticas que sustentem esta iniciativa? Assim, Home Office não é para todas as empresas.

O Home Office, quando bem implantado, traz muitos benefícios para o profissional, que ganham o tempo de deslocamento, ganha em economia de trajes, ganha em autonomia de administração de agenda podendo conciliar vários papéis sociais ao mesmo tempo.  Ganha a empresa em produtividade, em clima saudável, em economia de estrutura e ganha a sociedade, diretamente com um menor trânsito de pessoas e todas as benesses decorrentes.

2. O desempenho do colaborador é maior quando a jornada de trabalho não acontece em lugar fixo, como no escritório. Tendo em vista que a iniciativa leva maior autonomia ao funcionário, quais são as mudanças notáveis na relação entre líder e empregado?

Andrea – Em relação ao Home Office, recomendo a inclusão da prática aos poucos. Que não se faça uma mega comunicação, mas que se implante gradativamente para os profissionais que desejarem esta liberdade, que seja feita uma conversa sobre as condições de trabalho entre líder e empregado, que seja uma vez por semana, depois duas vezes e que se mantenha ritos da equipe se reunir, para que os vínculos sejam reforçados.

Assim, aos poucos, profissionais e empresas se ajustam àquela realidade, e todos usufruam mais pós que contras desta prática.

3. Ter a opção de onde trabalhar evita estresse – considerando deslocamento – e traz mais flexibilidade. No entanto, a prática pode ser interpretada como “exagero” ou “muita liberdade” por alguns líderes e empresas. Por que ainda é uma resistência?

Andrea – A resistência ocorre quando esta prática não cabe na realidade da empresa. Não pode ser uma regra de RH, e sim uma evolução que permita esta implantação.

Cuidados básicos: O profissional tem perfil para home office? Tem ferramentas para tal? Tem espaço na residência ou outro ambiente que lhe permita trabalhar com qualidade?  Os gestores estão orientados em como conduzir o time à distância?

4. Para inserir iniciativas que valorizem o EX (employee experience) é preciso pensar de forma inovadora. Sendo assim, qual é o mindset ideal para os profissionais de RH que buscam trazer experiências diferentes para suas equipes?

Andrea – Para inovação, o mindset deve ser de abertura ao diferente. Entender o negócio, a estratégia, a cultura atual e a desejada e desenhar as soluções pertinentes, com o cuidado para não escolher uma ação só porque deu certo em outra empresa ou  replicar o que está na moda.  Para criar soluções simples, rápidas e executáveis o profissional deve se expor a diferentes experiências. Sair do escritório e visitar empresas de diferentes segmentos e frequentar eventos do ecossistema de startup é uma boa maneira.

Se você chegou até aqui, aproveite para ler também:

Live University – RH

Se deseja aprender ainda mais sobre a área de Recursos Humanos e acompanhar as tendências, você está no lugar certo! Conheça os cursos da área de RH, uma das escolas da Live University. Lá você encontra workshops, eventos, MBA, pós-graduação e muito mais. Clique aqui e comece já a aplicar na prática!

Você pode gostar também:

2
Deixe seu comentário

avatar
Mais recentes Mais antigos Mais curtido
Carlos Chaia
Visitante
Carlos Chaia

Tive meu primeiro contato com home office esse ano ao entrar como líder de projetos em uma empresa de tecnologia. Percebi que, o funcionário sendo comprometido e já possuindo uma maturidade profissional, o rendimento é muito maior, realmente! Não se perde tempo em transporte, não se estressa no caminho e, muitas das vezes, não fica preocupado em não sair muito tarde por passar em locais de risco na volta pra casa! E, além disso, percebi que dispunha de mais horas de trabalho estando em casa do que na empresa em si… Diferença de 3 a 4 horas a mais em… Leia Mais »

Live University - Live Rh
Editor

Oi, Carlos, tudo bem?

É exatamente isso. Se as pesquisas estão mostrando, quem somos nós para contrariar? rsrs Antes de tudo, é importante entender que home office é trabalho do mesmo jeito. Tendo um time maduro, a produção continua e os resultados também!

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Calendário de Eventos

Maratona de Supply Chain SP

20, 21 e 27 de Julho

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Prêmio Inbrasc

10 de Setembro

Local: Villa Bisutti Gomes de Carvalho

Fórum de IM SP

15 e 16 de Outubro

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!