Planejamento estratégico de RH

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

“Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos”. Essa frase emblemática, atribuída a Henry Ford, traz uma reflexão muito importante quando falamos em um RH mais estratégico. 

Compreender a oportunidade que existe por trás da mudança, é extremamente importante quando pensamos na transformação da função do departamento de recursos humanos. Porém, para ir além da expectativa, como sugere o Henry Ford, é necessário primeiro, cuidar da base da pirâmide. 

Alinhar o básico

 

Conseguir apoiar o seu cliente no headcount da estrutura dele, ou nas manutenções de sistemas que ficarem sob a sua responsabilidade, por exemplo, são atividades operacionais básicas. Elas precisam estar muito bem alinhadas para que seja possível dar um próximo passo. 

A capacidade de uma adaptação rápida à mudança (um exemplo é o que vivemos no último ano com o Covid), também se mostra como um passo importante. Entretanto é preciso lembrar que fazer o básico e ter uma capacidade acelerada de transformação não é ter um RH estratégico. “Muitas empresas e profissionais param por aqui. Assumem que isso é ter um RH estratégico, mas vai muito além disso”, afirma Solange Pace, HR Manager na Sanofi. 

Dentro dessa perspectiva, podemos dividir o RH estratégico nos seguintes pilares:

Visão estratégica do negócio – Empresa em sua totalidade, foco no crescimento e rentabilidade, entende o modelo de negócio.

Análise de Dados- Utilizados para a tomada de decisão.

Digital – Mindset digital, utiliza sistemas inteligentes, investe em TI.

Agente de Transformação – Modula a cultura da empresa. 

Para ir além, é necessário quebrar a expectativa do cliente e mudar o mindset. Isso exige uma conexão profunda com a estratégia e os desafios da empresa. É preciso se familiarizar com outros cenários como a economia, política e até cultura que regem o negócio. E aí sim, conseguir se posicionar de forma provocativa. Ou seja, é você que vai provocar uma mudança, identificando riscos e oportunidades que provavelmente o seu cliente ainda não havia percebido. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!