Planejamento estratégico de RH

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

“Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito cavalos mais rápidos”. Essa frase emblemática, atribuída a Henry Ford, traz uma reflexão muito importante quando falamos em um RH mais estratégico. 

Compreender a oportunidade que existe por trás da mudança, é extremamente importante quando pensamos na transformação da função do departamento de recursos humanos. Porém, para ir além da expectativa, como sugere o Henry Ford, é necessário primeiro, cuidar da base da pirâmide. 

Alinhar o básico

 

Conseguir apoiar o seu cliente no headcount da estrutura dele, ou nas manutenções de sistemas que ficarem sob a sua responsabilidade, por exemplo, são atividades operacionais básicas. Elas precisam estar muito bem alinhadas para que seja possível dar um próximo passo. 

A capacidade de uma adaptação rápida à mudança (um exemplo é o que vivemos no último ano com o Covid), também se mostra como um passo importante. Entretanto é preciso lembrar que fazer o básico e ter uma capacidade acelerada de transformação não é ter um RH estratégico. “Muitas empresas e profissionais param por aqui. Assumem que isso é ter um RH estratégico, mas vai muito além disso”, afirma Solange Pace, HR Manager na Sanofi. 

Dentro dessa perspectiva, podemos dividir o RH estratégico nos seguintes pilares:

Visão estratégica do negócio – Empresa em sua totalidade, foco no crescimento e rentabilidade, entende o modelo de negócio.

Análise de Dados- Utilizados para a tomada de decisão.

Digital – Mindset digital, utiliza sistemas inteligentes, investe em TI.

Agente de Transformação – Modula a cultura da empresa. 

Para ir além, é necessário quebrar a expectativa do cliente e mudar o mindset. Isso exige uma conexão profunda com a estratégia e os desafios da empresa. É preciso se familiarizar com outros cenários como a economia, política e até cultura que regem o negócio. E aí sim, conseguir se posicionar de forma provocativa. Ou seja, é você que vai provocar uma mudança, identificando riscos e oportunidades que provavelmente o seu cliente ainda não havia percebido. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos