Pesquisa de salários: compare, analise e conquiste posições de destaque

Se você já caiu no erro de pensar que o profissional fiscal não será mais necessário para as empresas, pode parar agora mesmo! A pesquisa de salário feita pela Live University – Confeb revela que aos poucos os executivos da área fiscal, tributária e contábil estão sendo mais valorizados. Sem falar que com o atual cenário brasileiro, as atividades tributárias ganharam força e visibilidade tanto dentro das corporações como no mercado de trabalho.

Mas é preciso estar atento e disposto a adquirir as competências necessárias. A área passa por mudanças constantes dos sistemas de fiscalização, lida com a complexidade das obrigações e ainda espera pela Reforma Tributária que segundo Ivan Ferreira, Tax & Customs Director na Siemens, “tende a simplificar o sistema tributário e as obrigações acessórias, por isso, o mercado acaba exigindo um profissional que atue de forma muito mais analítica”.

Ivan comenta que a demanda por profissionais qualificados é sempre maior que a oferta. “A profissão tributária no país está em curva ascendente e vem ganhando bastante reconhecimento ao longo dos últimos anos. O debate sobre a importância de uma reforma tributária no país, atualmente, vem ocupando grande espaço dentro do cenário nacional, que por sua vez impulsiona ainda mais a profissão”.

Além disso, não podemos deixar de citar o fator “transformação digital” que está automatizando muitas atividades e também gerando oportunidades de trabalho. Dessa forma, o profissional valorizado é aquele que tem um pensamento crítico capaz de gerenciar os dados gerados pelos robôs e as novas tecnologias trazidas pela transformação digital como Cloud Computing, RPA e Inteligência Artificial.

Para encarar esse cenário e conquistar o tal “up na carreira”, confira a pesquisa de salários 2019 abaixo e trace os próximos passos para chegar ao patamar que tanto almeja:

A respeito dos cargos mais iniciantes no perfil fiscal, como mostra a pesquisa, sabemos que não existe uma formação específica, o profissional acaba vindo de áreas como direto, contabilidade, economia, ciência da computação e administração de empresas. E na verdade, o ideal é que ele conheça mesmo um pouco de cada uma dessas áreas e acabe se especializando por meio de cursos e bagagem profissional.

Já para chegar aos cargos mais elevados, Ivan Ferreira ressalta a importância de dominar as Hard Skills que são algumas habilidades do conhecimento Técnico como legislação tributária, contencioso, finanças, ferramentas tecnológicas de TI, contabilidade, cursos de idiomas.

Embora a base técnica seja fundamental, com a entrada das novas gerações, a globalização e as novidades da era digital, as Soft Skills passaram a ter um peso maior na carreira dos profissionais fiscais. Sendo assim, para ser o profissional de destaque do futuro separamos uma lista de itens que devem fazer parte do seu perfil:

  • Capacidade para liderar uma equipe de gerações diferentes;

  • Sistema tributário complexo;

  • Departamentos grandes com uma quantidade maior de interlocutores;

  • Comunicação integrada e inteligente;

  • Lidar com agentes públicos fiscais e conselheiros, por exemplo;

  • Adaptabilidade às mudanças constantes (jurisprudência em tribunal, legislação, interpretação do fisco);

  • Empatia, visão sistêmica, automotivação e pensamento crítico;

Plano de Ação

 E agora? Hora de montar um bom plano de ação! Antes de tudo, é necessário entender ‘onde se quer chegar’ e ‘quando se quer chegar’. Algumas dicas valiosas que Ivan ensina são: “como todo corredor de longa distância faço aqui um paralelo com plano que costumamos traçar para uma Maratona (42 KM): Definição de uma meta (onde e quando quero chegar); Autoconhecimento (como estou); Mapeamento de “gaps” (nível de conhecimento técnico, habilidades e o que falta para chegar lá); Plano de ação (como chegar lá); e finalmente implementação do plano (treinar, treinar, e treinar insistentemente)”.

De acordo com o especialista, é recomendável um “coach” bem como networking. E finalmente, é preciso perguntar a si mesmo: O quanto você está disposto a lutar? Qual o tamanho do seu apetite para o sucesso? E então tirar o plano do papel para colocá-lo em prática. Boa sorte!

 

 

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!