papel-do-cio-nas-organizoes

O novo perfil do CIO nas organizações

O cargo de CIO (Chief Information Officer) ganhou tal nomenclatura devido às novas atribuições exigidas para esse profissional, que saiu de uma posição estritamente técnica e assumiu um olhar estratégico com foco em agregar valor para o negócio. 

À medida que novas tecnologias surgem no mercado e são adotadas pelas organizações, as atividades e o perfil do CIO ganham uma proporção ainda maior, tendo como principal responsabilidade promover inovações e buscar por soluções e ferramentas para otimizar processos e aprimorar produtos e serviços.

Para entender melhor sobre a evolução do papel desse profissional e novas habilidades exigidas, entrevistamos Sérgio Bambace, CIO na Vigor. Boa leitura!

As habilidades que são exigidas hoje para um CIO já eram previstas anos atrás? Podemos dizer que a Transformação Digital foi a responsável pela mudança no perfil desse profissional?

Sérgio Bambace – Há décadas, o mercado vem se transformando e sinalizando a proximidade do CIO com a área de negócio e a relevância de seu papel de articulação, orquestração e geração de valor: a tecnologia aplicada para alavancar resultados e gerar diferenciais competitivos. Não é raro profissionais que, há tempos, aliaram à sua formação técnica disciplinas de administração de empresas e especializações relacionadas, de forma a ampliar o entendimento do negócio e a melhor utilização da tecnologia disponível.

O surgimento de tecnologias disruptivas e a transformação digital impulsionaram e aceleraram o processo. A área de TI passa a assumir papel estratégico, fundamental para o desempenho e, em certos casos, a própria existência do negócio. Os CIOs precisam, efetivamente, agregar ao seu conhecimento técnico, habilidades voltadas para a inovação e evolução dos negócios.  

Quais são as principais mudanças que você tem notado no perfil e nas atividades do CIO? Qual delas você acredita ser a mais evidente?

Sérgio Bambace –  Em adição à sua experiência técnica, que sempre será fundamental, o CIO é, cada vez mais, direcionado para a liderança de projetos transformacionais que possuem a inovação, integração e digitalização de processos como componentes. É necessário entender o mercado, os fornecedores, clientes e as diversas áreas de negócio para criar e estruturar projetos, com uso adequado de tecnologia, que maximizem os recursos existentes e tragam resultados tangíveis.   

Para que um CIO deixe de gerenciar somente a área de TI e passe a usar a tecnologia para criar valor para o negócio é fundamental que o CEO fomente esse novo processo. Nesse contexto, quais ações ele pode promover para que isso aconteça?

Sérgio Bambace – A implantação desta mudança organizacional envolve o CEO, o corpo diretivo, e culmina na cultura disseminada em toda a empresa.

A ação mais proeminente é estar aberto para agregar todas as ideias e os projetos, especialmente as que não são de sua equipe. O CIO deve promover ambiente de tecnologia em que todos possam contribuir com melhorias, projetos e ideias, além de exercer papel para exponenciar as iniciativas das áreas de negócio. O entendimento que a participação da TI agrega valor, fazendo com as soluções nasçam de forma estruturada, segura, sólida, no tempo certo e que atinjam os resultados esperados, estabelece e fortifica parcerias de longo prazo.

Outro fator importante é a comunicação constante e a promoção de um fórum para acompanhamento dos projetos transformacionais, voltado à apresentação das ideias selecionadas e resultados obtidos, sempre com foco e linguagem empresariais.

Contudo, para que esta transformação seja possível, primeiro é preciso ter “a casa em ordem”. Manter o ambiente de tecnologia controlado, disponível e funcional é pré-requisito para que a equipe de TI possa se dedicar às melhorias e inovações.   

Em relação às atividades do CIO, quais outros campos – além da tecnologia – ele deve dominar para tomar ações mais estratégicas que agreguem valor para o negócio?

Sérgio Bambace – Conhecimento aprofundado do negócio, do mercado em que a empresa está inserida, habilidades de liderança, negociação, orquestração e comunicação, além de base sólida de conhecimento em gestão de empresas, de forma a facilitar o entendimento das demandas/necessidades e o trâmite dos projetos.

Hoje as habilidades exigidas para o profissional de TI são diversas e, como consequência disso, compor uma equipe multidisciplinar é fundamental para atender demandas voltadas à inovação, por exemplo. Nesse contexto, como compor um time para trabalhar em conjunto com ele?

Sérgio Bambace – A seleção do time de tecnologia deve privilegiar equipes multidisciplinares, com perfis diferentes e complementares, que sejam apaixonadas pelo que fazem, proficientes em suas especializações, abertas para adaptações, mudanças constantes e inovações.

O CIO deve trabalhar sempre o ambiente para fomentar as ideias, derrubar barreiras e fronteiras, valorizar resultados e permitir que os profissionais enxerguem propósito em tudo que fazem.

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!