O que é elisão fiscal e como ela pode diminuir a carga tributária da sua empresa?

Roberto Costa

Roberto Costa

As empresas precisam arcar com uma carga tributária pesada no Brasil, mas a elisão fiscal pode ajudar a reduzir os custos com tributos. Quer saber mais? Confira o artigo!

Dentre tantos desafios encarados pelas empresas brasileiras, lidar com a alta cobrança de impostos, taxas e tributos é um dos principais entraves. De acordo com dados do Doing Business Brasil, em São Paulo, os tributos representam uma carga tributária de 64,7% dos lucros. Além disso, as empresas da capital gastam 1.501 horas por ano na gestão de impostos.

Mas essa não é exatamente uma novidade, e sim uma constatação. Para os gestores das empresas, permanece a dúvida: existe alguma maneira de aliviar a pesada carga tributária? Sim! É possível pagar menos impostos, seguindo práticas contábeis legais.

elisão fiscal é uma prática muito indicada pelos especialistas da área para reduzir os custos da empresa e torná-la mais eficiente e competitiva. Quer saber como aplicar esse conceito na sua empresa?

Continue lendo o artigo!

O conceito de elisão fiscal e a relação com o planejamento tributário

 

Toda empresa que conta com um bom planejamento contábil consegue diminuir a alta carga tributária brasileira de forma legal e econômica. Para tanto, basta analisar os dados corporativos, a legislação e usar a elisão fiscal.

Essa é uma prática contábil que permite às empresas buscar o formato mais vantajoso para pagamento de impostos. Mas isso é legal? Claro que sim!

elisão fiscal é orientada por ações previstas na legislação. Sendo assim, é possível reduzir os custos com a carga tributária, adotando diferentes medidas, como:

● Reduzir a base de cálculo do tributo;

● Evitar a incidência do fator gerador do tributo;

● Adiar o pagamento tributário sem multas.

Como funciona a elisão fiscal na prática?

 

O principal objetivo da elisão fiscal é estruturar, de maneira estratégica, a distribuição dos recursos e tributos que a empresa precisa pagar.

A escolha do regime tributário é um dos exemplos de elisão fiscal. Neste momento, um contador experiente e atento consegue identificar qual regime oferece, de fato, as melhores condições para a gestão tributária do seu negócio. Certamente, algum dos regimes guarda oportunidades de redução de tributos.

Daí a importância de considerar a prática da elisão fiscal já no planejamento tributário da sua empresa.

A escolha do local de instalação do seu negócio também pode ser orientada pela elisão fiscal. Isso porque alguns tributos têm incidência diferente em cada município.

Esse é o caso do Imposto Sobre Serviços (ISS), cuja alíquota é definida pelas prefeituras. Dependendo da carga tributária aplicada, você pode até considerar levar o seu negócio para a cidade vizinha.

Para identificar todas essas oportunidades de elisão fiscal é importante fazer um planejamento tributário minucioso.

Elisão fiscal e sonegação fiscal: entenda a diferença!

 

É importante ter em mente que, no Brasil, existem duas formas de diminuir a carga de impostos.

A evasão fiscal, conhecida popularmente como sonegação, é crime. Ao deixar de recolher um tributo, a empresa descumpre a lei, recebe multas e o empresário pode, inclusive, ser preso pela fraude.

Já a elisão fiscal é uma prática tributária inteligente, e não tem nada de ilegal. Neste caso, a empresa usa a compreensão da lei fiscal para identificar oportunidades de economizar com o pagamento de tributos.

Além disso, existe outra diferença fundamental entre a elisão fiscal e a evasão: o momento da ação. A elisão fiscal é praticada antes da ocorrência do fato gerador do tributo. Já a evasão fiscal costuma ocorrer depois, quando a empresa deixa de declarar uma venda ou emitir nota fiscal, por exemplo.

Use a tecnologia para conduzir a elisão fiscal

 

Como vimos até aqui, dois elementos são fundamentais para que você consiga diminuir a carga tributário usando a elisão fiscal: um bom planejamento contábil e a orientação de um contador especialista no assunto.

Mas, existe um terceiro elemento igualmente indispensável: a tecnologia!

Com um software de gestão contábil em nuvem o time fiscal tem ao seu alcance as melhores ferramentas para compreender a realidade da empresa e sugerir as abordagens de elisão fiscal.

Neste contexto, um sistema, como o ONESOURCE Tax One, oferece as funcionalidades que a companhia precisa, para fazer a elisão fiscal com sucesso, mantendo-se em compliance com a legislação brasileira.

Ao investir em uma solução contábil, o departamento tributário registra, organiza e controla as movimentações financeiras, ao mesmo tempo em que identifica oportunidades de reduzir a carga tributária.

Quer experimentar os benefícios de um sistema de gestão integrada e da elisão fiscal? Conheça o ONESOURCE Tax One!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!