Mercado de trabalho pós-pandemia

O futuro é remoto – Ou é só uma onda?

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O trabalho remoto não é novidade para o mundo corporativo. Muito antes da pandemia, as grandes corporações já se ajustavam para permitir aos seus colaboradores a possibilidade de fazer parte do seu trabalho à distância.

Porém, todas as mudanças de rotina que vivemos no último ano devido ao surto da Covid-19, certamente acelerou e muito processos que ainda estavam apenas engatinhando. Para entender se essas mudanças serão definitivas, é necessário primeiro dar um passo atrás e avaliar como era de fato o cenário antes desse momento. 

Um estudo feito em 2019, a Robert Half  empresa especializada em recrutamento, mostrou algumas tendências apontadas como o futuro para o mercado de trabalho. Temas como Home Office produtivo, ensino a distância e capacidade de autogestão já apareciam na lista. 

Os benefícios do trabalho remoto durante a pandemia

 

Existem muitas vantagens em aderir a essa nova forma de trabalho. Para o colaborador, a possibilidade de fugir do trânsito frenético das grandes cidades, reduzindo o stress com deslocamentos e de passar mais tempo com a família, são pontos importantes pelos que optam por essa modalidade. Já para as empresas, é possível diminuir bastante os custos com aluguéis e estrutura física para comportar os funcionários, além de tornar possível a contratação de pessoas em qualquer lugar.

Mas será que esses benefícios são suficientes para perdurar mesmo depois de voltarmos ao ritmo normal num mundo pós-pandemia? A experiência que tivemos ao longo desse ano foi suficiente para mostrar que também existem muitos aspectos negativos no home office.

Os pontos negativos: continuaremos pós-pandemia?

 

A falta de interação (de forma não virtual) entre as pessoas traz grandes desafios para a comunicação e impactam diretamente na cultura corporativa. A dificuldade de separar trabalho de lazer leva os funcionários ao limite, aumentando de forma significativa os casos de stress e depressão. 

De acordo com Fernando Moulin,  business partner da Sponsorb certamente teremos muitas mudanças no mercado de trabalho. “Na minha opinião, o modelo híbrido será a resposta. Voltaremos a ter os espaços de convivência, da troca de experiências. Mas por outro lado, acredito que o escritório não vai ser o único local de trabalho. As pessoas vão estar cada vez mais vinculadas à um conjunto de entregas e compromissos”, afirma. 

De fato, as gigantes de tecnologia como Apple, Google e Facebook, atualmente rejeitam o home office em tempo integral. Mesmo profissionais de atividades que poderiam ser realizadas 100% de forma remota, agora precisam comparecer ao escritório a cada 14 dias. Isso mostra a importância da adequação a essa nova dinâmica, num mercado de trabalho que tende a ficar cada vez mais competitivo. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!