O futuro do procurement startup: Inovação na veia – Como é a área de compras na 99?

Fernanda Avila

Fernanda Avila

Rafael Menini é gerente de compras e facilities da América Latina na 99 DiDi, empresa de transporte por aplicativos com um grande crescimento nos últimos anos. A startup começou em 2012, mas começou a ter mais reconhecimento em 2018, quando a DiDi comprou a 99 e auxiliou no seu crescimento. A startup chegou a atingir a marca de mais de 60 milhões de corridas em um único dia, estando presente em mais de 10 países. Rafael entrou na empresa em 2020, e encontrou diversos desafios comuns em startups, sobre os quais ele irá falar durante a palestra.

O primeiro desses desafios relacionados a procurement é referente a parte de estrutura, pois ainda não há muita definição de como funcionam as coisas, como quem reporta para quem, e a falta de uma política devidamente publicada. Sem essa estrutura clara se torna difícil ter processos, e startups, em sua maioria,  não dão muita atenção a essa área. Existe também uma grande dificuldade para se investir inicialmente em backoffice e sistemas para melhorar a gestão de dados, que são gerados em uma quantidade imensa.

Rafael explica que quem trabalha com procurement provavelmente irá se deparar com desafios semelhantes ao entrar em startups. A pessoa provavelmente terá que explicar para as outras áreas da empresa o que é e como funciona o seu trabalho. Nesses casos é mais difícil estabelecer um passo a passo de processos para gerar inovação e trazer mais eficiência na área de compras. Ele ressalta a importância de colocar o básico primeiro, colocando objetivos a curto e longo prazo, e mostrando como o trabalho de procurement pode trazer resultados em economia e soluções para uma maior eficiência no futuro da startup. 

A área de compras deve procurar se aliar às outras dentro da empresa, e Rafael também exemplifica como fazer isso, definindo uma estrutura adequada e deixando claro seus processos. Numa startup o tempo parece ser mais rápido, e as mudanças são frequentes. Assim, é essencial a capacidade de se adaptar aos novos desafios e buscar soluções para inovar no futuro da empresa; sempre com comprometimento com os resultados e pensando na experiência do usuário. 

Vejam a palestra do Rafael Menini na íntegra:

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!