O Boticário: Como o grupo diminuiu o prazo para entrega aprimorando o omnichannel

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Fundado em 1977 pelo  farmacêutico Miguel Krigsner, na cidade de Curitiba, o Boticário era inicialmente uma farmácia de manipulação. Não demorou muito para o “Dr Miguel”, como é carinhosamente chamado, perceber que sua paixão eram os cosméticos. E assim surgiram os primeiros perfumes. Hoje, o Grupo Boticário engloba diversas marcas do setor como Quem Disse Berenice, Vult e Eudora. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquias.

Em 2019, o cenário no Brasil e no mundo era bastante promissor. As grandes marcas brasileiras se preparavam para um ano muito otimista, para o aquecimento da economia que resultaria em um grande crescimento. Porém, todos fomos surpreendidos em 2020 pela pandemia e os impactos causados vão além do que é possível imaginar. 

As compras passaram a ser virtuais e as marcas que começavam um movimento tímido em direção ao digital, tiveram que se apressar e se adequar rapidamente para atender um consumidor que estava com medo de sair de casa, mas que precisava continuar recebendo os seus produtos preferidos de forma simples e ágil. 

Os desafios

 

Um dos principais desafios enfrentados para as empresas na área de e-commerce foi no transporte dos produtos. Ana Paula Damaceno Monteiro, Gerente de Logística do Boticário,  relata os números impressionantes do Grupo: “Entregamos cerca de 12,8 milhões de caixas, utilizando 25 transportadoras com mais de 170 mil veículos só ano passado, que somam  114 mil toneladas de produtos”.

Enquanto a reclamação por atrasos na entrega aumentaram 159% nos primeiros meses da pandemia, o Grupo Boticário caminhou na contramão do mercado de e-commerce, diminuindo o prazo de entrega das suas encomendas. Várias medidas foram tomadas como o acréscimo de “Espaços Representantes”, locais de abastecimento de produtos, passando de 22 para mais de 50; além de uma armazenagem avançada para distribuição das lojas. A eficiência nos espaços de distribuição facilitou a logística de transporte. 

Muitos desafios ainda são enfrentados pelo Grupo, e alguns fatores podem influenciar diretamente na eficiência das entregas. “O custo do combustível nos EUA representa 16%. No Brasil ele representa 26%. O aumento no custo do combustível pode elevar o custo do frete, que por consequência impacta na rentabilidade do negócio”, afirma Ana Paula. A busca pela eficiência ao menor custo possível, visa minimizar os impactos externos, visando sempre a experiência e fidelização do consumidor.

Clique aqui para ver a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!