ilustração do artigo sobre medidas tributárias e econômicas da covid-19

Principais medidas tributárias e econômicas decorrentes da Covid-19

Antes do surgimento do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, medidas econômicas e tributárias emergenciais foram adotadas pelo Governo Federal para minimizar os impactos da pandemia no país.

Dentre todas definidas até o momento, podemos ressaltar que, os acordos para pagamentos de débitos federais, prorrogação do prazo de validade da CND, pagamento dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional e a concessão do auxílio do governo federal são as mais relevantes no que diz respeito aos possíveis efeitos após a crise e a possível retomada do país.

Ponderando não só as citadas acima como todas as outras decretadas até o momento, quais serão os resultados na prática e o que podemos esperar para os próximos meses? Por mediação de Ana Lídia Cunha, entrevistamos Guilherme Dietze, assessor econômico na Fecomercio SP, Odair Silva, Partner & Head of Tax na Grant Thornton Brasil e Juliana França, Tax Director na Technicolor. Confira a entrevista abaixo e fique por dentro das mudanças!

O que acompanhar

Tendo em vista as adaptações constantes nos projetos de lei, o tributarista acaba tendo que priorizar temas mais relevantes olhando com certa atenção a eles.

Ao ser questionado por Ana Lídia sobre quais temas valem atenção dos tributaristas no momento, Odair afirma “O que temos hoje de mais próximo é o empréstimo compulsório e o IGF. O imposto sobre grandes fortunas está presente em grande maioria dos países ricos e alguns da América do Sul. No entanto, muitos enxergam impasses para sua arrecadação devido a difícil cobrança já que estamos lidando com grandes fortunas e as pessoas que as têm são bem assessoradas”.

Ainda complementa dizendo que “A arrecadação desse imposto representa 0,5% do PIB. Então, do ponto de vista de arrecadação (que é o propósito fim) acho pouco efetivo”.

Já em relação ao empréstimo compulsório, contribuição monetária de grandes empresas – com patrimônio acima de um bilhão – ao Governo que seria devolvido depois de um período, Odair o enxerga como “sem sentido”. De acordo com o profissional, não há razão para fazê-lo nesse momento de caixa dramático vivido pelas empresas.

América Latina na crise

O mundo está enfrentando um momento conturbado que tem pedido por uma tomada de decisão rápida e efetiva para reagir aos possíveis efeitos do coronavírus. No entanto, para Juliana França, o Brasil tem tomado medidas tímidas no combate aos impactos da doença.

Trazendo um panorama da situação na América Latina, a profissional diz “O Chile adotou medidas que reduziram a carga tributária, enquanto Argentina e Colômbia, por exemplo, não tiveram muitas mudanças. Não responderam de forma agressiva”.

Economia brasileira

Ao ser questionado por Ana Lídia sobre as medidas econômicas adotadas, Guilherme diz Assim como no tributário o cenário econômico não muda muito. O governo do estado de São Paulo, por exemplo, ofereceu um crédito de 650 milhões de reais em crédito para setores de serviços, comércio e turismo. Em contrapartida, o varejo fatura em um só dia um bilhão de reais. É algo muito pequeno”.

Já em relação a possível recuperação do país após a Covid-19 e outras incertezas como o dólar, Guilherme afirma “O dólar pressiona os produtos importados. O trigo, por exemplo, vem da Argentina então pagamos mais caro. Em contrapartida, temos a queda da demanda porque menos pessoas irão comprar e os prestadores de serviço não conseguem aumentar o preço”.

Sobre uma possível retomada do país, o economista afirma “Temos tudo para retomar o crescimento no último trimestre desse ano. Estamos falando de uma queda do PIB de 7%, então será o começo de uma retomada”.

Você pode gostar também:

Deixe seu comentário

avatar

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Calendário de Eventos

Maratona de Supply Chain SP

20, 21 e 27 de Julho

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Prêmio Inbrasc

10 de Setembro

Local: Villa Bisutti Gomes de Carvalho

Fórum de IM SP

15 e 16 de Outubro

Local: Grand Mercure Vila Olímpia.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!