5 principais tendências de marketing digital em 2020: saiba como transformá-las em oportunidades

Se as expectativas para 2019 na área eram altas, o que podemos esperar para o marketing digital em 2020? Algumas estratégias renasceram como os podcasts e outras se consolidaram ainda mais, como os influenciadores digitais.

De acordo com o IAB Brasil, o marketing digital crescerá cerca de 12% ao ano até 2021, ao passo que as mídias tradicionais, como TV, jornais e revistas, terão um ritmo menor de crescimento, em torno de 3% a 5%.

Um conteúdo de qualidade já é meio caminho andado para fomentar uma boa estratégia, mas antever os formatos que estão em alta é fundamental para construir os próximos passos do seu negócio. Pensando nisso, separamos 5 principais tendências de marketing digital em 2020. Continue lendo e confira!

1 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial veio para ficar. Hoje é possível vê-la em recursos como os chatbots, em que robôs se passam por humanos capturando suas reações e aprendendo com elas.

A busca por informação mudou, e a IA reforça ainda mais sua presença com o Voice Search, a tecnologia por voz. O rápido aumento da taxa de adoção de assistentes de voz digital em todo o mundo causou um impacto significativo nas tendências de pesquisa e no SEO. Por isso, fica a dica: entenda ainda mais o comportamento do seu cliente e adote a tecnologia para o seu negócio (se fizer sentido para você, claro!).

2 – Conteúdo em áudio

Os formatos de conteúdo estão se expandindo cada vez mais e, além dos textos, vídeos e fotos há um novo, ou melhor, um velho ressurgindo e ganhando força de forma disparada: estamos falando dos áudios!

Segundo uma pesquisa feita pelo Kantar Ibope Media, 85% dos entrevistados declararam ouvir a programação pelo aparelho comum, 4% pelo computador, 18% pelo celular e 5% em outros dispositivos. O público que ouve rádio por streaming é formado, na maioria, por mulheres da classe A/B, entre 20 e 39 anos. Chocante, né? Pode parecer, mas não só os baby boomers são ouvintes de um bom e belo rádio!

É impossível falar de áudio sem citar o podcast. O objetivo do material é oferecer conteúdo de qualidade sem pedir nada em troca, construindo uma afinidade com o usuário que, posteriormente, pode se tornar um lead até ser um cliente consolidado.

Com um crescimento de 67% só esse ano, fica claro que uma das suas prioridades a partir de agora é olhar com mais atenção para esse tipo de formato!

Quer entender mais? Falamos sobre o tema aqui!

3 – Personalização da experiência

O quanto você já não ouviu o termo “customer experience” ou “customer centric” só esse ano? Isso se deve aos novos hábitos do consumidor, que estão cada vez mais exigentes priorizando por uma experiência de qualidade.

No entanto, segundo a pesquisa Deliver the CX They Expect: Customer Experience Trends da Acquia, 90% deles acreditam que as marcas estão errando o alvo em relação à experiência do cliente. Além disso, 94% dos profissionais de marketing concordam com essa afirmação, mas 80% deles acreditam que sua própria marca já atende à expectativa dos clientes.

Beleza, até aqui não é surpresa para ninguém. Afinal, onde é preciso focar a atenção? A resposta é simples: personalização. Segundo uma pesquisa da Accenture Interactive, 1% dos consumidores se declaram mais propícios a comprar com marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses. Então, se você trabalha com e-mail marketing, mídia e afins foque em entender a jornada do seu cliente para personalizar a estratégia nos interesses deles. Repito: nos interesses deles!

4 – Influenciadores Digitais

Impossível rolar o feed do Instagram e não se deparar com aquele desconto especial de um produto que você tanto quer. E adivinha quem está ofertando o desconto? Ela mesma, a influenciadora!

Um levantamento – realizado em 2019 com mil pessoas de todas as classes sociais, das cinco regiões do Brasil, no aplicativo de opinião MeSeems, de propriedade da MindMiners – mostrou que 41% dos respondentes já compraram algum produto ou serviço recomendado por algum influenciador digital.

E o futuro do Marketing de Influência? Agora a área está olhando agora para os microinfluenciadores – perfis com aproximadamente 200 até 500 mil seguidores – por terem relevância forte com um nicho específico, cenário ideal para as empresas que desejam atingir um público menor e único de forma assertiva.

Ainda de acordo com o mesmo levantamento, as categorias de produtos e serviços que as pessoas mais compram seguindo indicações dessas personalidades da internet, estão Cosméticos (51%), Maquiagem (46%), Livros (41%) e Roupas (38%).

5 – Busca Visual       

A expansão da busca visual também está atrelada à experiência dos consumidores e um exemplo disso é o aplicativo Pinterest, que a partir de uma imagem escolhida traz outras semelhantes em demais lojas digitais.

Um dos negócios que se beneficiam de forma significativa com esse recurso são os e-commerces, que a partir de uma estratégia de Marketing de Conteúdo em conjunto com SEO, conseguem rankear as imagens de forma adequada e consequentemente ampliar o número de vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Criteo, empresas que investirem na busca visual vão, até 2021, receber um aumento de até 30% em suas margens de lucro. Demais, né? Esses números nos mostram que os hábitos do consumidor têm se aprimorado cada vez mais e a forma de comprar vai mudar bastante até lá.

Conclusão

E aí, está pronto para acompanhar as tendências de Marketing Digital em 2020? Como vimos acima, muita coisa pode mudar, se aprimorar ou até ressurgir! Por isso, ficar de olho nos seus consumidores e atento às possíveis mudanças no mercado faz toda a diferença para quem busca se desenvolver e abraçar de vez estratégias diferentes!

Já que você chegou até aqui, aproveite para ler também >

Live University – Ibramerc  

Se deseja aprimorar seus conhecimentos na área de Marketing e acompanhar as tendências, você está no lugar certo! Conheça os cursos da Ibramerc, a escola de Inteligência de Mercado, Marketing e Vendas da Live University. Aqui você encontra workshops, eventos, MBA, pós-graduação e muito mais. Clique aqui e aprenda na prática!

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!