Machine Learning para a gestão de estoque (Burger King)

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O Burguer King faz parte de uma holding internacional que comporta outras duas marcas: Tim Hortons e Popeyes, com um faturamento anual de cerca de 32 bilhões de dólares. São mais de 11 milhões de consumidores atendidos todos os dias no mundo inteiro. 

O grande desafio da rede no Brasil é garantir o atendimento completo dos pedidos dos consumidores no restaurante. Apesar de parecer algo simples, esse processo é extremamente complexo e envolve uma série de fatores e setores da empresa.  

Para isso, a companhia iniciou criando um canal de reclamações para ouvir os clientes que abrange desde o balcão das lanchonetes, até as redes sociais. Com esse compilado de dados, a BK identificou que muitas vezes o cliente não conseguia ser atendido porque o produto que ele gostaria de consumir estava em falta nas lojas. 

Onde está o gap?

 

Com essa informação, se começou a investigação de  toda a cadeia de suprimentos para entender onde estava o gap. Após acompanhar todo o processo de sell in e sell out, a rede verificou que o problema se encontrava nas lojas. Muitas vezes os gerentes não tinham experiência e faziam os pedidos de forma repetida sem analisar exatamente quais produtos estavam em falta. Além disso, o estoque é pequeno, o que exige um olhar treinado para planejar o estoque de segurança. 

Foi buscando a solução desse problema que a BK investiu em um projeto de Machine Learning. A plataforma online integrada com o sistema que vai ficando inteligente com o tempo, e entendendo o funcionamento dos estoques de cada loja. Assim, é possível oferecer uma sugestão automática baseada no cruzamento de dados e tirar dos gerentes a responsabilidade de definir os pedidos necessários

“O operador de restaurante tem que pensar na venda. Nós como Supply Chain temos que pensar na solução para tornar a vida dela mais fácil”, explica Marcelo Corio, Head de logística da rede. Compreender a responsabilidade do setor de suprimentos foi fundamental para o sucesso do projeto. A assertividade do machine learning nesse caso chega a mais de 95% com um aumento significativo na melhora da precisão dos pedidos. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!