Logística Reversa e Sustentabilidade

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O termo “Logística Reversa” foi utilizado pela primeira vez em 1992 em uma publicação de James R. Stock em artigo intitulado “Reverse Logistics”, publicado pelo Council of Logistics Management. 

Trata-se de um termo relativamente recente, que vai muito além do simples descarte de materiais. Na realidade, a logística reversa consiste em todas as atividades incluídas na logística, mas executadas na direção inversa, um fluxo realizado após a venda de bens e materiais, do ponto de consumo ao ponto de origem para reciclá-los ou descartá-los adequadamente. Portanto, podemos afirmar que também é um processo de planejar, implementar e gerenciar uma cadeia logística. 

Devoluções e Logística Reversa

 

Normalmente, ela está diretamente ligada à experiência do consumidor. Ter uma política de devolução sem complicações, é um exemplo de uma prática que tem um grande impacto na satisfação do cliente.  

No que diz respeito às devoluções, algumas questões são fundamentais: 

  • Os mesmos itens estão sendo devolvidos repetidamente?
  • Isso está acontecendo em grandes volumes? 

Casos como esses exigem ações por parte das empresas como promover um recall, revisar o processo produtivo ou até mesmo tomar ações corretivas junto aos clientes. 

Apenas em uma situação específica como a citada acima, é possível trazer grandes economias financeiras para as companhias. Mas apesar de desempenhar um papel de extrema importância, ainda existe uma resistência em formar profissionais na área. “Eu diria que a logística reversa é mais desafiadora, porque ela não tem literatura. Os conhecimentos ainda estão sendo criados e os conceitos novos ainda estão sendo acrescentados nesse ambiente, afirma Demerval Martins, Conselheiro Inbrasc

Sem dúvidas trata-se de uma área extremamente promissora. A cadeia de suprimentos reversa é igualmente interessante, desafiadora e gratificante. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos