Logística Reversa e Sustentabilidade

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O termo “Logística Reversa” foi utilizado pela primeira vez em 1992 em uma publicação de James R. Stock em artigo intitulado “Reverse Logistics”, publicado pelo Council of Logistics Management. 

Trata-se de um termo relativamente recente, que vai muito além do simples descarte de materiais. Na realidade, a logística reversa consiste em todas as atividades incluídas na logística, mas executadas na direção inversa, um fluxo realizado após a venda de bens e materiais, do ponto de consumo ao ponto de origem para reciclá-los ou descartá-los adequadamente. Portanto, podemos afirmar que também é um processo de planejar, implementar e gerenciar uma cadeia logística. 

Devoluções e Logística Reversa

 

Normalmente, ela está diretamente ligada à experiência do consumidor. Ter uma política de devolução sem complicações, é um exemplo de uma prática que tem um grande impacto na satisfação do cliente.  

No que diz respeito às devoluções, algumas questões são fundamentais: 

  • Os mesmos itens estão sendo devolvidos repetidamente?
  • Isso está acontecendo em grandes volumes? 

Casos como esses exigem ações por parte das empresas como promover um recall, revisar o processo produtivo ou até mesmo tomar ações corretivas junto aos clientes. 

Apenas em uma situação específica como a citada acima, é possível trazer grandes economias financeiras para as companhias. Mas apesar de desempenhar um papel de extrema importância, ainda existe uma resistência em formar profissionais na área. “Eu diria que a logística reversa é mais desafiadora, porque ela não tem literatura. Os conhecimentos ainda estão sendo criados e os conceitos novos ainda estão sendo acrescentados nesse ambiente, afirma Demerval Martins, Conselheiro Inbrasc

Sem dúvidas trata-se de uma área extremamente promissora. A cadeia de suprimentos reversa é igualmente interessante, desafiadora e gratificante. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!