LiveCast#62 | O sistema tributário brasileiro e a função do CARF

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) é um órgão administrativo de segunda instância. Quando há uma incongruência de informações na declaração do imposto de renda, por exemplo, primeiramente a defesa é apresentada na DRJ (Delegacia Regional de Julgamento), formada por auditores da Receita Federal. 

No caso de negativa da DRJ, a apresentação de um segundo recurso deve ser feita para o CARF. Ao contrário da DRJ, a formação do CARF é paritária. Dos oito conselheiros, quatro são representantes do contribuinte e quatro são auditores representantes da Fazenda Nacional.

Voto de Qualidade

Quando há empate, é acionado o Instituto Voto de Qualidade. “É o chamado voto de minerva. Toda turma tem um presidente que é quem conduz o trabalho e tem algumas funções específicas de acordo com o manual interno do CARF. Esse voto de qualidade é dado por esse presidente”, explica Mariel Orsi, conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), professora de Direito Tributário, conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Tributários (CART) de Belo Horizonte e Responsável Executiva – GT Aduaneiro de Século XXI. 

Existe uma grande polêmica quanto aos presidentes, porque em geral, eles são representantes da Fazenda também. Para acabar com esse estigma, o Estado de Minas Gerais, através do Conselho Administrativo de Recursos Tributários (CART), revisou as presidências das turmas com os representantes do contribuinte. Portanto em terras mineiras, esse desempate é feito de forma mais igualitária. 

Clique aqui para assistir o LiveCast na íntegra!

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos