LiveCast#61 | Utilizando o humor como ferramenta de inteligência emocional

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Depressão. De acordo com o dicionário Michaelis, um “distúrbio caracterizado por abatimento, perda de interesse, falta de concentração, baixa autoestima e alterações psíquicas, resultante de fracassos ou decepções, estresse físico ou mental, problemas reais ou imaginários, entre outras causas”. 

Para Maryana com Y, Fundadora da empresa Humorlab, foi um período de afastamento da sua essência que a pegou de surpresa, quando de repente se viu com esse diagnóstico. “Quando o médico disse que eu estava com depressão eu não tinha nem noção o que era aquilo. Nós somos da geração do engole o choro”, explica. 

O verdadeiro engajamento

Em busca de respostas, Maryana viajou até o Vale do Silício para estudar Inteligência Emocional no Google. Após diversas formações e muitas experiências incríveis, percebeu que o humor e a leveza nas relações fazem a diferença no engajamento e resultado nas empresas. 

Esse padrão estabelecido pelo mercado do trabalho, de que é preciso ser sério para ser respeitado, acaba criando um clima de opressão. É preciso refletir sobre essa cultura empresarial de uma suposta “produtividade”, criada às custas da saúde mental dos colaboradores. 

Especialmente no momento atual em que vivemos, após uma pandemia que aflorou tantos sentimentos em nós, será que esse é o padrão que gostaríamos de seguir? Quebrar padrões que trazemos desde a infância não é algo fácil. É um caminho de autoconhecimento.  

Por outro lado, cabe às empresas conseguirem identificar o momento de cada colaborador. Só assim é possível compreender as reais necessidades dentro de uma realidade individual. Essa prática gera aproximação e humaniza os processos. Consequentemente facilita a criação de um ambiente mais leve e que traz a verdadeira produtividade.   

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!