LiveCast#55 Inteligência de mercado com Rodrigo Iasi

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Liderar o departamento de marketing de uma grande empresa é certamente um desafio enorme para qualquer profissional. Estar à frente de marcas que são sinônimos dos seus produtos no mercado (Listerine, Havaianas, etc) exige a capacidade de desenvolver um olhar mais amplo e enxergar o mercado de forma mais estratégica. 

No caso da BIC por exemplo, além das icônicas canetas, no setor de isqueiros, a empresa tem 85% de marketing share, ou seja, de cada 10 isqueiros vendidos no Brasil, 8,5 são da marca.  Nesse caso existe o trabalho para se manter sempre na liderança, inovar no mercado, buscar novos públicos. Já no departamento de lâminas de barbear, os desafios são outros, tendo que correr atrás da liderança. 

Oportunidades diferentes na pandemia

Ter essa diversidade de atuação, trouxe benefícios em momentos como esses que acabamos de enfrentar com uma pandemia mundial. Por tratar de três áreas de atuação muito diferentes (papelaria, isqueiros e lâmina de barbear), a BIC sentiu o impacto de formas muito diferentes. 

Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC, compartilha as experiências vividas pela marca durante esse período. ‘’Na categoria de shaving, praticamente não houve prejuízo. A categoria de isqueiros cresceu. As pessoas estavam mais em casa, cozinhando mais, fazendo churrascos. A necessidade por chama aumentou e com as fronteiras fechadas, evitou-se muito a entrada de produtos ilegais. Já a papelaria sofreu muito. Com as escolas fechadas, os materiais escolares foram preservados para serem utilizados em mais um ano”, explica. 

Trabalhar as estratégias de marketing exige um olhar atento para o contexto. As características singulares de cada setor precisam ser levadas em consideração. No caso da linha de materiais escolares, os projetos são pensados para os meses de início das aulas e trabalhados em ciclos. O mesmo já não acontece para as outras linhas, que são produtos de uso contínuo. Saber compreender as necessidades para cada situação, é fundamental para definir um bom plano de ação. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos