Liderando TAX 4.0

As novas tecnologias da Indústria 4.0 já estão mexendo com o setor de tributos. A automatização de muitas atividades possibilita mais agilidade para processos simples e repetitivos, o que dá espaço para a área ocupar uma posição mais analítica e estratégica na empresa.

A Indústria 4.0 é um drive de possibilidades que se bem explorado pode alavancar o negócio. São infinitas as maneiras de trabalhar com combinação de dados e fazer o RPA (Robotic Process Automation). Data Analytics, Inteligência Artificial e Blockchain são alguns exemplos de tecnologias que já estão no caminho de revolucionar a área de tributos.

E já dá para notar que a área tem uma grande oportunidade nas mãos de elevar seu nível de importância para o negócio, gerando resultados, especialmente, a partir da gestão de um banco de dados riquíssimo. E sabemos que ‘dados são o novo petróleo’. Não é à toa que essa frase está se tornando clichê.

Vale a pena!

Às vezes nos acostumamos tanto com as mudanças e não percebemos o quanto elas já estão revolucionando o mercado. Não é de hoje que o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) fazem parte da rotina de um tributarista.

Hoje a operação de emissão e recepção das notas fiscais, apuração e demonstração de tributos é muito mais eficiente. Além disso, o Fisco acessa informações do contribuinte, fiscaliza atividades e faz auditoria eletrônica de forma muito mais rápida, praticamente em tempo real.

E o melhor de tudo? É barato. Isso mesmo! Investir em tecnologia não é tão caro assim como muitos imaginam. Na verdade, o que falta é pura iniciativa de desenvolver projetos para se adaptar às mudanças do mundo digital e implementar as novas soluções. E a conclusão que a gente já adianta é: vale a pena!

Mas entenda que o papo aqui não nos leva à ideia de perder emprego por conta da automatização e das novas tecnologias. E sim de estar preparado para as novas oportunidades, como monitorar o trabalho de automação, criar estratégias, gerar gráficos e fazer análises. É preciso mudar o mindset e abraçar o novo (que já está acontecendo). E aí, você está dentro?

Implementando TAX 4.0

No painel “O admirável mundo novo da tributação” que aconteceu no nosso Fórum de SPED este ano, a Alessandra Vieira, Head de Tributos da Claro, e Daniella Gomide, Head de Tributos da Avon, deram dicas valiosas do passo a passo para iniciar a implementação do Tax 4.0 na sua empresa. Acompanhe:

1 – Mapeamento de processos para enxergar qual deles tem uma capacidade maior de ser automatizado e os que não têm soluções prontas no mercado;

2 – Fazer um pitch com empresas e startups que ofereçam soluções fiscais que se encaixam no que a sua empresa busca;

3 – Depois de selecionadas, realizar um coworking interno, o que irá, inclusive, engajar os funcionários com essa ação;

4 – Encontrar um parceiro de negócio que consiga agregar é muito importante para o sucesso da operação.

Lembrando que essa é a fase inicial. Tem muita tecnologia no mercado, o que significa muito trabalho pela frente. O que é ótimo para a área que seguirá se desenvolvendo, se renovando e se tornando cada vez mais importante para os negócios.

A valorização do profissional de TAX

Para começo de conversa, é preciso estar aberto às transformações. Cruzar os braços e ficar de backstage vai fazer apenas com que, em pouco tempo, você não sirva mais para a empresa.

É preciso se envolver, se inteirar, se especializar e, por que não, liderar as mudanças na empresa? Mas para que as mudanças aconteça é preciso estar preparado. E não é bem esse o atual cenário.

É tranquilo contratar um profissional para te ajudar a executar todo o projeto? Há profissionais qualificados sobrando no mercado? Sabemos que não. Faltam pessoas com as competências necessárias para rodar projetos importantes, como o de transformação digital.

Nesse contexto, um fator fundamental é que os gestores comuniquem o caminho que a empresa está tomando para os seus funcionários. Eles precisam  entender do que se trata essa transformação para sentirem uma necessidade natural de buscar pela especialização.

Profissionais despreparados podem ser um obstáculo

O movimento de inovação acaba mexendo na cultura na empresa, pois envolve o board, as áreas, os funcionários e os valores da organização. A rápida mudança de processos da área com uma nova tecnologia pode motivar os profissionais a deixarem a zona de conforto e começarem a se empenhar em outras tarefas mais estratégicas.

A ideia é: enquanto as máquinas assumem o trabalho operacional e demorado, os profissionais precisam estar preparados, pensando em soluções e trabalhando com assuntos mais complexos. Por isso que o investimento em especialização é o pilar da carreira dos novos profissionais.

Falando nisso, já fique de olho no Congresso Nacional de Tributos que vai abordar esse tema com profundidade em palestras, debates e cases. No fim das contas, é o profissional mais preparado que sobreviverá nesse cenário.

CASE CLARO

Agora confira uma entrevista com a Alessanda Vieira, Head de Tributos, que contou como a equipe da Claro teve que se reestruturar para criar novas oportunidades com a tecnologia e adotar o TAX 4.0.

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!