Skip to content

Inteligência Artificial na Indústria de Alimentos

A Marfrig é a maior produtora de hambúrguer e a segunda maior produtora de carne bovina do mundo. São mais de 30 mil colaboradores, 21 unidades produtivas bovinas, dez centros de distribuição e comerciais espalhados por quatro continentes. 

Para conseguir lidar com uma produção totalmente volátil, a equipe de gerenciamento decidiu em 2014 que seria necessário implementar uma ferramenta de I.A para auxiliar e acelerar nas tomadas de decisões. O projeto iniciou em 2015, em parceria com a Unissoma e hoje conta com três pilares principais: a ferramenta de otimização, uma ferramenta específica para o comercial que capta as demandas e consegue projetar as vendas para períodos específicos e um módulo de originação. 

Esse módulo de originação foi fundamental para o processo devido a complexidade do processo. No caso dos cortes bovinos vendidos internacionalmente, por exemplo, existem uma série de exigências específicas que quando se trabalha com produtos como cosméticos por exemplo, existe uma formulação padrão, em que é possível calcular exatamente a quantidade necessária de ingredientes para atender a um determinado pedido. 

Logística e planejamento: os pilares da indústria frigorífica

 

Já com a produção animal em que são separadas e vendidas peças diferentes do mesmo animal em pedidos diversos, é necessário um planejamento logístico muito bem feito para redução de custos e desperdícios. Após a implantação de todos os pilares e a otimização da ferramenta feita em 2020, processos que chegavam a durar três dias, hoje foram seis minutos.

De acordo com Andreia Silva, coordenadora de S&OP da Marfrig, foram necessários vencer vários desafios para chegar nessa transformação "É uma empresa com milhares de colaboradores. No S&OP trabalhamos de forma integrada, então é preciso que todos os setores se engajem no processo e isso não foi fácil. Além disso, precisávamos que a interface do sistema fosse amigável, para facilitar a adesão dos funcionários”, relata. 

Porém todo o trabalho no processo de adaptação valeu a pena. “O sistema considera mais de 2.500 variáveis. Hoje nós conseguimos montar vários cenários, trabalhamos com várias hipóteses para conseguir traçar uma estratégia muito mais eficiente”, relata.

Os resultados se mostram nos números: em 2019 a Marfrig soou aproximadamente R$ 50 bilhões em receita líquida, levando a um EBITDA ajustado inédito de R$ 4,8 bilhões e margem de 9,6%.

Clique aqui para ver a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp