sped

Principais insights do Fórum SPED 2020

Nos dias 28 e 29 de Setembro aconteceu a décima quarta edição do Fórum SPED, maior evento de Gestão Fiscal e Tributária da América Latina. O encontro reuniu grandes referências do cenário tributário para discutir tendências, novidades e temas altamente estratégicos para os profissionais da área.

Reforma Tributária, Tax Transformation, Carreira em momentos de Crise, principais desafios durante a pandemia e cases incríveis permearam a programação. Confira agora um compilado com os principais insights do evento:

1º dia do Fórum SPED

– > Ivan Ferreira, Tax & Customs Director at Siemens

A pandemia gerou muito movimento de transformação e inovação nas empresas. O “Novo Normal” é um acelerador de iniciativas que já vinham sendo feitas. Nesse momento de mudanças e do mundo VUCA – sigla em inglês que significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade – o profissional precisa ser protagonista e enxergar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

– > Fábio Donatelli, Tax Manager at Nestlé Brasil

A jornada de Tax Transformation não foi nada fácil, sempre tínhamos parte do time fazendo testes e corrigindo erros. Além disso, muitos colaboradores tiveram que reaprender para operar as plataformas digitais. A implementação do RPA foi uma necessidade de negócio e uma premissa de trabalho que gerou muito ganho e aprendizado para a empresa.

– > Amélia Yamamoto, Conselheira Titular do CARF

Dentro dos processos do CARF, a Inteligência Artificial é um meio e não um fim. Isso significa que há ganhos em termos de rapidez e eficiência. A tecnologia auxilia na criação de um ambiente mais seguro, mas não pode ser utilizada para a decisão final dos processos em julgamento.

– > Diogo Nunes, Sr Tax Manager LATAM na GE Healthcare

Fomentar a ideia de que a automação e as inovações que estão chegando para área abrem diversas oportunidades. O colaborador precisa acreditar que faz a diferença e assim aumentar sua capilaridade do que o mercado está fazendo, deixar as tarefas repetitivas para se tornar mais estratégico, visando ganhos efetivos para a empresa.

– > Maíra Oltra, Tax Director at The Heineken

Se antes tínhamos dúvidas de que a transformação era necessária, hoje a pandemia acelerou os processos e ficou escancarada a necessidade de adaptação. Depois de transformar a área de tax, hoje é muito mais fácil ver o valor pago de cada tributo, identificar potencial e ser mais rápido no levantamento de crédito e correção de erros sem depender de terceiros.

– > André Rossini e Pedro Lima, Sealed Air Corporation

Empoderar a área de tax para discutir melhor com as outras áreas de negócio da empresa ainda é um caminho muito longo. E para isso, é necessário ter uma base de analytics e dominar as novas ferramentas tecnológicas para conseguir extrair os dados que irão prover insights estratégicos para a empresa.

– > Carolina Bacci, Head of Tax Mercosur na Oxiteno

O Transfer Pricing pode ser muito mais que simplesmente cumprir obrigações e pagar ajustes de imposto de renda. Pode ser uma importante ferramenta para conhecer melhor a operação e, com a gestão adequada, permitir também eficiência fiscal nas operações intercompany, sem perder a qualidade no compliance.

2º dia do Fórum SPED

– > Marcia Rossi, Gerente Tributária na Eternit

Inovação é um processo de aprendizagem que nos levam ao conhecimento, e quando o assunto é gestão de projeto, a metodologia ágil se apresenta como um caminho eficaz para mitigação de erros e adoção de processos eficientes. As principais forças para implementar a metodologia ágil na área tributária são: melhoria contínua, colocar todos na mesma página, não tentar mudar abruptamente, liderança e alocação de recursos que dê suporte à agilidade.

– > Valeria Bendazolli, Latam Tax Director at Pirelli

A Reforma Tributária não é motivo de desespero para os profissionais. Mudança é sinônimo de oportunidade, então é preciso focar nos desafios da modernização e deixar de reativo para enfrentar o novo cenário de inovação, sempre aliando estratégia com compliance.

– > Uirá Gomes e Haike Naredo, Ambev

Transformar é uma jornada de conhecimento, mas a vontade e coragem de inovar depende muito da característica e cultura de cada organização. No contexto de tax, é necessário ter uma visão holística da empresa para entender como a área tributária impacta as demais áreas e, em conjunto, estabelecer as metas para entregar os resultados por meio da tecnologia.

– > Alexandre Mac Laren, Finance and Tax Director at Companhia Siderúrgica Nacional

O sucesso da Gestão Tributária por processos está amparado nos seguintes pilares: Mapeamento, Inovação, Controle e Monitoramento. É fundamental analisar a estrutura da área tributária e estabelecer as metas, para depois pensar em indicadores de desempenho.

– > Thiago Figo, Head of Tax and Legal at C&A Brasil

Processos ruins fazem com que o desempenho dos robôs seja ruim igualmente. Por isso, é preciso mapear os processos antes de implementar a automação. A área tributária traz muitas atividades rotineiras e que geram pouco valor agregado. A robotização representa ganho de produtividade, fazendo com que o tempo os profissionais possa ser investido para trazer visibilidade para área e ganhos para a empresa.

– > Rafael Moumdjian, Head of Indirect Tax at Syngenta

A maturação digital da área fiscal passa por Transformação Digital, Digitalização, Desmaterialização, Democratização e Disrupção. Dentro de toda essa jornada, o ponto mais desafiador que enfrentamos na Syngenta foi o fator humano, a capacitação de pessoas, que por fim conseguimos superar muito bem.

Agradecemos a todos que participaram desses dois dias de evento! Aproveite para conhecer nossos cursos:

Formação de Analista Tributário
Planejamento e Gestão Tributária
Planejamento e Indicadores da área Fiscal

 

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!