Inovando no Comercio Exterior: Soluções para importações via trading

Inovando no comércio exterior: soluções para importações via trading

Fernanda Avila

Fernanda Avila

Nando Morsani é Trader da Timbro, uma Trading Company com grande solidez financeira que atua em várias áreas, sendo uma delas serviços de terceirização de importação. A Timbro possui grandes clientes, como Santander, Magalu e Chilli Beans. Ele irá apresentar neste vídeo alguns dos diferenciais em inovação que a empresa oferece, inicialmente explicando com um exemplo um problema corriqueiro em operações de importação: o acúmulo de ICMS. 

A Trading deve atuar para solucionar essa ineficiência tributária, e uma das principais soluções é mudar a operação do cliente de estado, para assim  conseguir montar um estoque mais barato. A Timbro atua na terceirização em duas modalidades de importações: conta e ordem, e encomenda, sendo a primeira a mais comum, que todas as tradings oferecem. Nesse tipo de operação, a trading é prestadora de serviços e a empresa adquirente é quem deve ter os recursos financeiros e ter uma filial no estado de destino, além de não gerar uma nota fiscal de venda. 

A inovação que a Timbro oferece é a importação por encomenda, na qual a Trading atua como importadora e compradora da mercadoria, e o cliente é somente quem faz a encomenda. Ele ressalta que ao contrário da conta e ordem, nesta modalidade os recursos financeiros alocados devem ser da Trading, o repasse gera uma nota fiscal e não é necessário ter a filial mencionada antes. Nando explica como a Convalidação dos Benefícios Fiscais Interestaduais, em 2007, auxiliou a eliminar dúvidas sobre a legalidade desse tipo de operação. Esse método pode ainda apresentar resistência por parte dos departamentos jurídicos, mas hoje muitas grandes empresas usam essa inovação. 

Na sequência, Fernando Smith, também da Timbro, ressalta que a importação por encomenda reduz consideravelmente a burocracia no processo. Ele também apresenta os benefícios das operações de Leasing Importação, muito utilizadas por bancos para investir em equipamentos de produção por reduzir muito os custos e ter menos riscos. Antes de finalizar, ele ressalta outras formas que a Timbro vem inovando, como os investimentos em sistemas para que o cliente consiga fazer todo o acompanhamento da operação de importação direto do seu celular ou computador.

Vejam o palestra na íntegra:

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!