ilustração do artigo sobre inovação e transformação

Inovação, Transformação e Novos Negócios Digitais

A crise causada pela covid-19 trouxe impactos diferentes para segmentos distintos. De acordo com a pesquisa Panorama PMEs dos Resultados Digitais, o setor de Educação e Ensino é o quinto menos atingido pela pandemia com -26.9% de redução nas receitas das empresas da área. No entanto, o momento vivido ainda traz desafios carregados de incertezas para os próximos meses.

Empresas que não inovam, não sobrevivem! E para te ajudar a entender um pouco mais sobre conceito e prática de Transformação Digital e Inovação nos negócios, confira o resumão da live da última quinta-feira com Alex Leite, diretor educacional e Henrique Gasperoni, CEO da LiveU.

Antes de a pandemia acontecer o conceito de Transformação Digital já estava presente na maioria das empresas, mas ainda é difundido de diferentes maneiras podendo causar confusão para quem deseja entender como funciona e, posteriormente, implementar na empresa onde atua.

Por isso, Alex Leite começa diferenciando os conceitos de Transformação, Inovação e Transformação Digital. “A TD não é maior que a Inovação ou a Transformação. Quando falamos de Transformação para o negócio é um escopo maior em termos de estrutura e dentro dele você pode fazer inúmeras melhorias”.

O profissional ainda aproveitou para desconstruir o senso comum de inovação. “Inovação não é criar um produto novo. Você pode ter a presença dele em processos, no modelo de negócio, no serviço oferecido – como em canais diferentes em cima de um produto já existente. Também existentes tipos de inovação, como a incremental em que você aprimora e a disruptiva, quando faz algo totalmente novo que, muitas vezes, pode excluir de vez o seu produto, serviço e outros”.

Com o surgimento da pandemia muitos acreditam que a Transformação Digital aconteceu para muitas empresas sobreviverem. De fato, isso é verdade em alguns casos! No entanto, é importante distinguir o que está ou não classificado como TD. Alex aproveita para esclarecer o conceito “Existem três etapas no processo de digitalização. Você pode digitalizar (trocar papel por algo digital), otimizar (aprimorar processos e reduzir tempo de operação) e a Transformação Digital que envolve modelo de negócio, experiência do cliente, agilidade, usar tecnologias mais sofisticadas e algo completamente novo”.

Algumas mudanças também foram vivenciadas dentro da Live University. Henrique Gasperoni, CEO da LiveU, compartilhou quais foram “Estamos vivendo um momento de mudança voltada a aceleração. Muitas coisas já existem, como o Home Office, as ferramentas para reuniões online, o EAD e demais processos. Quando voltarmos ao novo cenário veremos o EAD mais presente nas universidades, aumento de reuniões remotas, ou seja, vamos acelerar um processo já existente”.

Em relação às mudanças dentro da LiveU, Henrique diz “A companhia sempre foi digital. Não tivemos problemas para migrar ao modelo Home Office com nossos colaboradores porque vínhamos trabalhando com nuvem e demais acessos digitalmente. Já o EAD sempre oferecemos estudo à distância com uma experiência bem similar do ao vivo. Hoje vemos uma correria das escolas para corrigir essa lacuna e há anos já tínhamos essa modalidade no negócio”.

Para finalizar, os diretores da LiveU compartilharam uma novidade em uma das escolas de negócio da companhia. Alex contou um pouco mais sobre o lançamento da Neobusiness “Começamos a refletir ano passado sobre as mudanças nas atividades do CIO que, com o passar do tempo, esteve envolvido muito mais com Transformação Digital do que processos de TI. Chegamos à concepção de que a TD morrerá daqui um tempo, até porque a maioria das empresas já terão o processo implementado. Por isso, a Neobusiness hoje está focada em ajudar na transformação necessária para o negócio, independente se há processo de TI ou não”.

 Curtiu o resumão? Então clique aqui e confira a live na íntegra!

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!