Home Office e Produtividade – Como se preparar para a profissão do futuro

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Pesquisas apontam que mais de 80% das pessoas que pedem demissão, culpam os chefes pela decisão. Em contrapartida, quase 85% das demissões são justificadas por questões comportamentais e não técnicas. 

A depressão já é considerada como a doença do século. Milhares e milhares de trabalhadores são afastados todos os anos com transtornos mentais, ansiedade, estresse e síndrome do pânico. 

Tecnologia e o profissional do futuro

 

A tecnologia ocupa cada vez mais o seu espaço. Chegando ao ponto de substituir cerca de 50% da força de trabalho nos próximos dez anos. Dentro desse contexto, qual o papel do profissional do futuro? Será que o conceito de home office (tão sonhado antes da pandemia e tão criticado após a experiência do Covid no mundo), manterá o seu lugar nas empresas?

Orlando Pavani Jr, Diretor Presidente da HOLDING PAVANI e Pós Graduado em Medicina Comportamental, aponta para uma diferença fundamental entre a força de trabalho que era exigida antigamente e o que se espera nos dias atuais. “Temos chamado ‘trabalho algorítmico’, onde éramos orientados a ir até a empresa, visivelmente ficando disponível, para as pessoas assistirem você trabalhar. Já no trabalho heurístico, somos orientados ao delivery, à entrega de uma tarefa. Além disso, precisamos estar disponíveis a qualquer momento, não mais para os chefes, e sim para o seu cliente”, explica. 

É importante ressaltar que a modalidade de home office, onde o escritório é simplesmente substituído pela casa do funcionário e todas as outras estruturas de trabalho permanecem as mesmas, acaba se refletindo um meio do caminho. O funcionário continua em um ambiente “algorítmico”, achando que está em um ambiente “heurístico”. Essa confusão acaba trazendo uma série de problemas. 

Para o mundo atual, se torna muito mais interessante falar em anywhere office. Ou seja, a produção do trabalho focado na entrega, que pode ser realizada de qualquer lugar. Não existe aqui a necessidade de ser visto e sim de fazer boas entregas. 

A construção desse novo perfil profissional, certamente precisará de um tempo de adaptação, tanto da força de trabalho, quanto das empresas. Porém, conforme caminhamos para uma sociedade cada vez mais tecnológica, a adaptação a esse novo estilo se tornou fundamental para a sobrevivência no mercado de trabalho no futuro. 

Clique aqui para conferir a palestra na íntegra! 

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!