Gestão de compras e suprimentos pós Covid

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

A pandemia gerada pela chegada do Covid 19 trouxe impactos significativos para a economia no mundo inteiro. Só no Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 37,5% das empresas não financeiras em funcionamento no país em julho de 2020 sentiram as consequências negativas. 

A crise forçou uma mudança de abordagem de diversos departamentos, na tentativa de sobrevivência. Para o setor de compras, foi necessário  negociar com fornecedores que, afetados pela falta de insumo, aumentaram significativamente os seus valores. 

Além disso, itens que nunca haviam antes entrado na lista de aquisições, agora são fundamentais como álcool gel e máscaras, por exemplo. Fora os inúmeros sistemas e ferramentas para tornar viável o trabalho remoto da equipe. 

O protagonismo do setor de compras

 

Todos esses fatores levaram o departamento a um papel de protagonismo dentro das companhias. Segundo Eduardo Multari – Procurement Director da Pfizer, “a gente montou um comitê de crise para gerenciar esse momento. A área de compras participa como um maestro, sendo primordial”, afirma.  

E esse foi um grande diferencial entre as empresas que foram muito afetadas e outras que conseguiram sobreviver a esse momento difícil. As equipes que já haviam passado por um processo de transformação digital, certamente saíram na frente. 

Porém, quando se fala da digitalização das coisas, é extremamente importante atentar para as pequenas empresas. Nesses casos, quase sempre, o processo de automação é mais lento, e exige investimentos que não podem ser alocados para essa finalidade. A solução então é ter um olhar apurado para os processos internos. 

É a hora de voltar para o básico, se organizar o máximo possível. Analisar, entender quais fornecedores são mais alavancáveis… Essas medidas por si só já conseguem trazer uma grande mudança e podem ser um excelente ponto de partida para enfrentar tempos de crise. 

Clique aqui para conferir o debate na íntegra! 

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!