Fiscalização de fornecedores na Bernhoeft

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Muitas vezes, na ânsia de ter a aprovação do contratado, o fornecedor pode cometer algumas imprecauções. Existem dois tipos principais de fraudes nessas situações: fraudes nos processos e documentação. No caso dos processos, podemos ressaltar:

Documentos que não refletem a realidade- Alegar que o colaborador possui alguma habilidade que na realidade ele não tem

Troca de documentos e crachá entre funcionários- Substituir um funcionário que está de férias, ou não possui determinadas habilidades utilizando o seu crachá. 

Funcionário PJ– Para a empresa o funcionário PJ torna-se muito mais barato. Porém, quando ele não é sinalizado e faz a mesma coisa que os funcionários contratados fazem, ele pode colocar a contratante na justiça, exigindo benefícios como retroativo de férias, etc)

Cooperativas- Essa modalidade paga menos impostos, portanto conseguem sempre um preço mais baixo numa disputa de fornecedores. Por isso, muitas empresas se “disfarçam” de cooperativa para pagar menos impostos. 

Certidões quando o fornecedor possui riscos- Um exemplo é quando o funcionário ganha 5 mil reais, mas eles declaram que o salário é de 2 mil reais. O imposto é pago sobre os 2 mil e a certidão sai perfeita, mas não é verdadeira. Por isso, não é recomendável se basear apenas nas certidões para a homologação. 

Já quando falamos de fraude de documentação, é preciso ficar atento. Normalmente, as documentações para a liberação do acesso do funcionário são as que mais passam por alterações. Algumas dicas simples para encontrar as fraudes mais comuns são: confrontar os documentos e assinaturas, clicar em várias partes do documentos e comparar com modelos padronizados. 

A terceirização tem sido um caminho muito utilizado, principalmente por grandes empresas. Trata-se de uma prática extremamente positiva, que facilita o crescimento das corporações. Porém, é preciso atentar para essas situações. “Quanto mais eu tercerizo, mais aumento o meu risco. Por isso é importante controlar mais de perto esses fornecedores, afirma  Bruno Santos – Gestão de Terceiros na Bernhoeft.  .   

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!