Ferramentas para redução de custo no setor de Petróleo e Gás

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

Em 2018, a TechnipFMC conquistou o primeiro projeto de retomada do Pré-Sal, uma grande vitória para a companhia, porém, um grande desafio. O plano só iniciou efetivamente depois de 1 ano e 2 meses, portanto, o primeiro grande obstáculo surge com toda a flutuação de valores e das moedas (já que a maior parte da matéria-prima vinha de outras localidades). Outros fatores que já interferiam eram a alteração de preço do barril de petróleo no país, a escassez de fornecedores brasileiros, e os riscos de produção em uma área de difícil acesso e que havia acabado de ser descoberta. 

Passo a passo para o Should Cost

 

O plano de ação foi montado através de uma equipe multidisciplinar, formada pelos setores de engenharia de produto, planejamento, suprimentos e gerenciamento de projetos, com o intuito de buscar alternativas na redução de custo na aquisição de equipamentos submarinos. 

Passo 1- Breakdown Structure: é necessário analisar cada componente do produto, uma estaca de sucção. Nessa etapa é preciso separar cada peça que compõe a estrutura final.

Passo 2- Cost Breakdown: É o momento de fazer o levantamento dos custos desse material, bem como de horas de processo (corte, usinagem, solda, testes, etc). 

Passo 3- Clean Sheet: Através de uma folha em branco, é feita uma estimativa dos custos diretos, indiretos, financeiros e SG&A.

Passo 4- Design Review: Identificar oportunidades de melhorias na concepção do equipamento, no processo de construção e montagem; além da melhoria na aquisição de produtos e serviços.

Após todas essas etapas, é possível determinar um should cost (melhor custo). Utilizando esse processo, foi possível fazer uma redução significativa no peso total do equipamento, melhorar os processos de produção e reduzir os prazos de fabricação e, finalmente, identificar melhores condições comerciais e financeiras para aquisição dos itens mais críticos. A soma desses fatores reduziu em 24,5% do valor, em comparação com o preço orçado inicialmente. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!