EAD

A expansão do EAD e a quebra de paradigmas

O modelo de ensino EAD hoje representa um meio de manter os estudos em dia mesmo em um cenário de crise e distanciamento social. Entre muitos benefícios e com o suporte da tecnologia, observarmos uma forte aderência ao formato que se mostra eficiente e bastante promissor. 

A comodidade, acessibilidade e segurança são alguns dos principais fatores que levaram o crescimento do EAD. As aulas online se tornaram uma saída para superar barreiras como morar em regiões afastadas, filhos pequenos e falta de tempo.

Nos últimos anos a oferta e procura do ensino a distância vem crescendo e até ultrapassando o formato presencial. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2016, do Inep, o ensino presencial teve queda anual de 0,08% nas matrículas, enquanto o ensino a distância (EAD) teve expansão de 7,2%.

Em termos culturais, as novas gerações como millennials e nativos digitais já estão mais acostumados com a tecnologia e habituados com a aprendizagem remota.  Além disso, há uma questão de perfil e disciplina, pois muitas pessoas se adaptam melhor com o formato EAD e são mais produtivas estudando sozinhas em seus ritmos.  

A expansão do EAD também se explica com a iniciativa das empresas em disponibilizar conteúdo digital para capacitar os colaboradores, motivando os funcionários a perceberem os benefícios e a se adaptarem ao modelo de aula online.

A Consolidação do EAD 

Há alguns anos, se uma pessoa optasse por fazer um curso educacional à distância certamente sofreria muitos preconceitos. Visto com desconfiança, ou até mesmo como uma “muleta” àqueles que buscavam conhecimento por vias mais fáceis, os cursos não presenciais foram gradualmente conquistando espaço no mercado de educação. Hoje o EAD é utilizado em diferentes modalidades de cursos e tem conquistado um importante público.

A democratização da internet, o acesso às novas tecnologias e o próprio mindset da sociedade estão transformando o cenário desse formato. Alguns fatores contribuem para o crescimento do mercado, e o principal deles é a flexibilidade. A rotina das pessoas está cada vez mais comprometida.

A educação à distância é uma oportunidade muito rica, que permite ao executivo ajustar a agenda às necessidades e rotina de cada um. E o EAD rompe fronteiras e faz com que as pessoas se mantenham atualizadas e conectadas às mudanças constantes mercado.

Modelo EAD na Live University

Estamos tão acostumados em pensar que EAD são videoaulas que quando falamos sobre o formato logo nos remete uma impressão de aula gravada sem qualquer interação. Mas basta conhecer o modelo de aula online da Live University para mudarmos rapidamente essa visão.

Na Live University a metodologia de ensino a distância prevê interação com o aluno o tempo todo, networking, troca de ideias e zero provas. O conceito de aula segue  o que ensina a sigla CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Isso significa que se você só retém conhecimento, mas não desenvolve habilidade, atitude e não coloca em prática problemas reais, é muito provável que não conseguirá aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia na empresa.

Pensando nisso, a Live implementou toda experiência do aprendizado presencial no formato EAD com o auxílio de uma plataforma tecnológica capaz de transmitir as aulas ao vivo. Com professor ao vivo dando aula, interação entre os alunos e com o professor, troca de ferramentas, estudo de case, trabalho em grupo, tudo isso com o intuito de simular uma aula presencial no modelo remoto ao vivo.

O modelo de aulas online impulsionou o aumento do market size da universidade para todo Brasil. A mesma solução também foi aplicada para aulas gravadas através de uma plataforma proprietária. A diferença está no fato que ao invés do aluno simplesmente assistir uma aula, a plataforma possui uma inteligência de sincronização com as respostas de cada aluno, o que possibilita interação entre eles e com o professor.

 Valor x Preço

A flexibilidade e comodidade são algumas vantagens do EAD, mas é preciso ficar atento, pois quando falamos em ensino a distância a experiência do aluno deve ser o grande pilar que rege qualquer decisão. No entanto, é muito comum encontrar instituições de educação que trataram o EAD como uma forma de alavancar ganhos financeiros e escalar as vendas.

Por isso, percebemos uma séria de conteúdos com um único professor, aulas presenciais replicadas para o formato online, sem qualquer preocupação com experiência e atendimento ao aluno. Com essa estrutura, certamente a qualidade do ensino será muito baixa e o número de evasão de alunos será alto. Então, atenção com preços baixos praticados pelo mercado, pois geralmente estão associados a uma estrutura precária por trás. 

Na Live University tanto os cursos EAD ao vivo quanto os cursos presenciais possuem o mesmo preço. E o aluno consegue enxergar a razão disso, pois mesmo optando pela aula online, a  experiência de aprendizado será a mesma se comparada ao formato presencial. Além de transmitir o conhecimento, o foco da Live é prover uma experiência de ensino que capacite e prepare o profissional para encarar qualquer desafio no mercado de trabalho. 

 

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!