ESG e a área tributária: O sonho almejado pelas empresas

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

O termo ESG (Environmental, Social and Governance), surgiu em 2004, depois do então secretário das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, encorajar a busca do desenvolvimento de um mercado global mais justo, inclusivo e sustentável. 

Sintetizado através do Pacto Global, 10 princípios universais foram propostos para que as empresas pudessem alinhar seus processos, passando pelas áreas de direitos humanos e do trabalho, proteção ambiental e anticorrupção. 

O valor de uma ação

Em 2019, 181 CEOs assinaram uma declaração de propósito se comprometendo a priorizar o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social corporativa. No ano seguinte, em 2020, a maior gestora de investimentos do mundo, a Black Rock, anunciou que a sustentabilidade seria fundamental para as decisões de seus investimentos. 

Isso porque questões intangíveis correspondem a cerca de 70% do valor de uma ação. Ou seja, a forma com que uma organização consegue gerenciar efetivamente as questões de ESG, agregam um valor extremamente importante aos acionistas. 

Uma das chaves fundamentais para esse processo, é justamente a integração do ESG com a área tributária. Através dessa parceria, é possível ter integridade na gestão do compliance tributário, gerar valor agregado para a organização e participar na construção de uma legislação tributária mais racional e com segurança jurídica. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos