Entenda a importância do ERP para as organizações e suas perspectivas para o futuro

Cleberson Santos

Cleberson Santos

Atualmente, a tecnologia vive em constante mudança, evoluindo rapidamente e deixando as novidades cada vez mais difíceis de serem acompanhadas. Nesse contexto, os sistemas de informação e gestão no ambiente de negócios tornam-se cada dia mais práticos e eficientes, resultando em uma concorrência feroz entre as organizações, a fim de satisfazer as necessidades do mercado da melhor maneira possível.

O ERP (Enterprise Resource Planning) vem sendo um dos sistemas de gestão mais conhecidos e utilizados por empreendedores nos últimos anos, centralizando as informações de todos os setores em uma plataforma única, controlando dados em tempo real, automatizando processos, reduzindo custos e dando mais segurança ao armazenamento de conteúdo.

A grande questão é: em meio a estes avanços tecnológicos, como este modelo de sistema se mantém firme e relevante até hoje? Para nos ajudar a responder isso e entender melhor o ERP e suas perspectivas para o futuro, entrevistamos especialistas da TOTVS, empresa brasileira de software. Confira abaixo:

1 – O que é ERP e como ele funciona?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado. Trata-se de um software que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. Essa tecnologia auxilia gestores a melhorar os processos internos e integrar as atividades empresariais de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. É base única de dados corporativos.

O ERP funciona para controlar as atividades operacionais cotidianas de uma empresa, como compras, almoxarifado e gestão de pessoas, por exemplo. A utilização de ERP numa indústria serve como um exemplo prático, quando uma matéria-prima é encaminhada ao setor de produção. O ERP recebe a notificação de alteração e, de maneira automática, altera sua base de dados. O setor de compras terá acesso a essa atualização e tomará as devidas providências. Desse modo, todos os setores estão alinhados e há mais facilidade para controlar as atividades.

2 – Por que o ERP é importante para toda a empresa?

Muita gente acredita que essa solução serve apenas para grandes companhias. Isso é um mito. Até mesmo pequenos negócios podem optar pelo ERP. Para pequenas empresas, o sistema de gestão empresarial acompanha o crescimento do negócio e auxilia na automatização de processos internos para que o negócio já cresça de acordo com as tendências de gestão. As médias empresas têm a chance de se tornarem mais inteligentes com o ERP, com análises preditivas que apoiam a atuação mais estratégica. Já as grandes empresas oferecem uma experiência digital melhor para os clientes e funcionários com o uso do ERP.

3 – Por que esse software pode ser considerado como importante também para a segurança da empresa?

Além de contribuir com as atividades operacionais e de liderança, o ERP também garante a segurança dos dados corporativos. Normalmente, o ERP conta com diversos mecanismos de proteção, como criptografia e firewalls. Essas camadas de segurança evitam a perda dos dados e também aceleram a recuperação das informações, caso algum imprevisto aconteça. Hoje em dia, a segurança da informação é um aspecto básico para manter um bom relacionamento com os clientes, conquistar competitividade no mercado e evitar prejuízos à reputação.

4 – Como saber se uma empresa precisa de um ERP?

Cada negócio tem um perfil e diferentes desafios. Contudo, alguns sinais ajudam o gestor a identificar se a sua empresa passa por dificuldades que podem ser solucionadas pelo ERP, tais como: muito tempo gasto em tarefas que poderiam ser automatizadas; a dificuldade de acesso a informações cruciais; dificuldade em gerenciar os fornecedores, que muitas vezes podem vir de diferentes áreas do país, entre outros desafios. Se você perceber que algumas dessas situações ocorrem na sua empresa, é o momento de investir em um sistema ERP.

5 – Um artigo da Totvs citou duas empresas que tiveram problemas com a implantação do ERP e por conta disso tiveram prejuízos financeiros. Por que isso é um risco e como evitá-lo?

A implantação de um ERP exige alto nível de planejamento, uma vez que para iniciar a utilização é preciso fazer toda a migração dos dados corporativos ao ERP.  Portanto, é preciso direcionar uma equipe especializada para a transição, evitando assim eventuais erros de compatibilidade e outros empecilhos na migração.

6 – Como escolher o melhor ERP para a empresa atualmente?

Mais que saber que sua empresa precisa de um ERP, é importante buscar ferramentas inteligentes e compatíveis com o segmento do seu negócio. Pesquise os fornecedores e verifique se as ofertas se encaixam no perfil da sua empresa. Atente-se, também, se o fornecedor oferece módulos complementares, passíveis de adição ao longo do tempo, e se o software recebe atualizações frequentes.

7 – Como tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e outras que estão em destaques atualmente são usadas no ERP?

A tecnologia muda de maneira constante e as soluções recebem recursos cada vez mais valiosos para a gestão dos negócios. A Inteligência Artificial, por exemplo, é capaz de analisar alto volume de dados e, juntamente com o Machine Learning, aprender padrões capazes de automatizar processos operacionais realizados por pessoas. A ideia com as novas tecnologias não é substituir a mão de obra como conhecemos, mas sim torna-la mais estratégica e criativa.

Live University – Ebusiness

Se você deseja aprimorar seus conhecimentos na área de TI e acompanhar as tendências, você está no lugar certo! Conheça os cursos de Ebusiness, a escola de Tecnologia da Informação da Live University. Aqui você encontra workshops, eventos, MBA, pós-graduação e muito mais. Clique aqui e comece já a sair da teoria e aplicar na prática!

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!