Engajamento, produtividade e stress

Engajamento, produtividade e stress: Preocupação sobre saúde mental

Fernanda Avila

Fernanda Avila

 

Eduardo Multari é Diretor de Procurement e Sourcing da Pfizer. Ele irá analisar como a pandemia afetou a saúde mental das pessoas, em aspectos relacionados à engajamento, produtividade e stress ao longo de um ano. Essa análise pode ser dividida em 5 fases psicológicas distintas, sobre as quais ele irá entrar em detalhes.

 

As 5 fases da pandemia do COVID-19

 

A fase 1 foi marcada por ansiedade e surpresa. Na fase 2 veio a sensação de incerteza associada a profunda angústia. Na fase 3, uma saturação e o agravamento dos transtornos mentais, que exigem encaminhamentos a tratamentos de longa duração. A evolução psicológica muda de rumo na fase 4, e por fim, a fase 5 envolve o trabalho sobre o trauma e o luto mal elaborado. 

Com tudo isso, é incontestável que a saúde mental entre como prioridade. É assim que ela deve ser tratada pelas empresas, pelo governo e pela sociedade. No momento atual, visto que ainda estamos no meio de uma pandemia, Eduardo coloca em perspectiva o fato de que essas fases se transformem num ciclo. 

Ele apresenta os motivos de estresse na quarentena, nomeando o medo da infecção, frustração, tédio, informação inadequada e finanças. Os sintomas mais comuns se manifestam como esgotamento, exaustão, estresse, cansaço, entre outros. É chamada a atenção para o fato das pessoas estarem com uma sobrecarga neste período de quarentena. É necessário se dividir para cumprir funções domésticas e do trabalho ao mesmo tempo. 

 

Mantendo a produtividade

 

Diante dessas dificuldades apresentadas, fica a questão: como manter o engajamento da sua equipe? As variadas sugestões incluem: reconhecimentos de pares online, rodas de conversa, pílulas de conhecimento, atividades off-work, entre outros. Outro tema apresentado é sobre como manter a produtividade durante a quarentena, sendo alguns pontos principais: 

  • Criar uma rotina
  • Conversar com familiares
  • Autoconhecimento
  • Ocupar as crianças
  • Separar um local para trabalhar
  • Tirar o pijama
  • Definir um horário e fazer pausas

Eduardo finaliza com algumas dicas para os líderes de equipe, como dar atenção para a proximidade com as pessoas, metas claras e indicadores efetivos de performance, diálogo contínuo e uma boa gestão como um todo.

 

Assista à palestra na íntegra – Engajamento, produtividade e stress: Preocupação sobre saúde mental

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!