Eficiência no pagamento de tributos

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

A General Electric (GE) é uma empresa centenária, líder mundial em energia, atuando em toda a cadeia,  desde a geração até o consumo. São diversas linhas de atividades, que vão desde a aviação ao setor de saúde. 

Com tantas linhas de atuação, os processos internos podem se tornar bastantes desafiadores. Um dos grandes desafios enfrentados pelo departamento de tax, por exemplo, era o processamento dos pagamentos de tributos. A lentidão acabava afetando diversos setores. 

Diogo de Souza, Tax Manager LATAM na GE Healthcare explica as maiores dificuldades: “Além da taxa alta no Brasil, a gente gasta muito para conseguir calcular o imposto”, afirma. Antigamente, de acordo com a legislação brasileira, nos casos de vendas pela internet, o imposto era recolhido no Estado de origem da mercadoria. Após 2019, a legislação foi alterada para que também o Estado que “comprou” o produto fosse beneficiado. 

Encontrando a solução

 

Apesar de parecer algo benéfico e até mesmo mais justo, as mudanças exigiam que a companhia abrisse uma inscrição em cada Estado, porém, com as alterações de Estado para Estado, o acompanhamento seria impraticável. 

A solução encontrada foi adotar o sistema da guia de caminhão, onde a carga só era liberada para entrega quando já estava com a sua guia paga. Porém, com o processo feito de forma manual, era necessário um período de quatro horas para poder enviar o produto. Isso impactou todo o departamento de logística, gerando muitos atrasos. 

Através de um parceria com a Dootax, uma startup de tecnologia, foi desenvolvido um sistema que automatizou todo o processo. O tempo necessário para o pagamento da guia diminuiu de quatro horas para apenas trinta minutos. 

Os benefícios colhidos com esse projeto vão muito além da agilidade e do impacto financeiro. No caso da divisão de saúde, por exemplo, a liberação de um equipamento mais de três horas antes, pode ser a diferença entre salvar uma vida. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!