Eficiência no pagamento de tributos

Viviane Burdinski

Viviane Burdinski

A General Electric (GE) é uma empresa centenária, líder mundial em energia, atuando em toda a cadeia,  desde a geração até o consumo. São diversas linhas de atividades, que vão desde a aviação ao setor de saúde. 

Com tantas linhas de atuação, os processos internos podem se tornar bastantes desafiadores. Um dos grandes desafios enfrentados pelo departamento de tax, por exemplo, era o processamento dos pagamentos de tributos. A lentidão acabava afetando diversos setores. 

Diogo de Souza, Tax Manager LATAM na GE Healthcare explica as maiores dificuldades: “Além da taxa alta no Brasil, a gente gasta muito para conseguir calcular o imposto”, afirma. Antigamente, de acordo com a legislação brasileira, nos casos de vendas pela internet, o imposto era recolhido no Estado de origem da mercadoria. Após 2019, a legislação foi alterada para que também o Estado que “comprou” o produto fosse beneficiado. 

Encontrando a solução

 

Apesar de parecer algo benéfico e até mesmo mais justo, as mudanças exigiam que a companhia abrisse uma inscrição em cada Estado, porém, com as alterações de Estado para Estado, o acompanhamento seria impraticável. 

A solução encontrada foi adotar o sistema da guia de caminhão, onde a carga só era liberada para entrega quando já estava com a sua guia paga. Porém, com o processo feito de forma manual, era necessário um período de quatro horas para poder enviar o produto. Isso impactou todo o departamento de logística, gerando muitos atrasos. 

Através de um parceria com a Dootax, uma startup de tecnologia, foi desenvolvido um sistema que automatizou todo o processo. O tempo necessário para o pagamento da guia diminuiu de quatro horas para apenas trinta minutos. 

Os benefícios colhidos com esse projeto vão muito além da agilidade e do impacto financeiro. No caso da divisão de saúde, por exemplo, a liberação de um equipamento mais de três horas antes, pode ser a diferença entre salvar uma vida. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Você pode gostar também:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

Supply Talks#02

No Supply Talks#02, os hosts Alex Leite e Cássio Azevedo tiveram um bate-papo com a convidada Mônica Granzo, Founder e CEO da Smarkets.

LiveCast#62

No LiveCast#62, os hosts Henrique Gasperoni e Alex Leite tiveram um bate-papo com a convidada Mariel Orsi Gameiro, Conselheira no CARF e com o co-host Ronaldo Apelbaum, CEO e Sócio Fundador da APGI Advogados

Supply Talks#01

No Supply Talks#01, os hosts Alex Leite e Henrique Gasperoni tiveram um bate-papo com o convidado Eduardo Nishimoto, Head Comercial e BU Supply na Autopel, empresa focada em prover soluções para automação em suprimentos.

3 PRINCÍPIOS para desenvolver novas competências com Alex Leite

Discutido por pensadores e profissionais, a competência é a capacidade resultante de profundo conhecimento que alguém domina sobre certo assunto, gerando benefícios para uma pessoa ou organização. Mas você sabe como adquiri-la?

Pico-fim e a experiência do cliente com Rafael Scucuglia

A experiência do cliente, de forma resumida, pode ser definida como um conjunto de emoções vividas pelo consumidor nas interações com a empresa, produto, marca ou serviço, ao longo de sua jornada. Mas, como saber a relevância dessas interações na memória do cliente, quando precisam ser acessadas para tomar novas decisões?

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!

🚀 O evento começa em:

Dias
Horas
Minutos