Liderança na crise

4 dicas para enfrentar os desafios da Liderança durante a Crise

Estamos vivendo um over de informações acerca de um único assunto: o Covid-19 e suas derivações. As empresas andam mais sensibilizadas com tudo que estamos passando e preocupadas com o colaborador. Antes mesmo de cobrar resultados, o desafio para liderança tem sido garantir o encantamento dos colaboradores.

O momento atual torna muito mais complexa a tarefa de motivar os funcionários para que eles permaneçam conectados com o objetivo da empresa e queiram garantir um bom desempenho de suas atividades. É muito comum que a pressão torne a tomada de decisões estratégicas um bloqueio para o líder liderar, engajar e inspirar.

Andrea Destri, fundadora da friendsBee e Conselheira da Live University, afirma que “a sobrecarga de informação impacta a capacidade de pensar estrategicamente e agir com consistência. Por isso, ficar 24h por dia grudado na TV é um bom caminho para entrar em pânico e ter dificuldade para pensar e elaborar a sua estratégia”.  

E para te ajudar nesse momento delicado, preparamos uma lista com 4 dicas dos nossos especialistas:

Empatia com os liderados

Quando engajados com o propósito e valores da empresa, os colaboradores tendem a produzir mais. É importante que o líder não tenha medo de perder seu poder, pelo contrário, que tenha empatia e confiança com os seus liderados.

E quando falamos de Home Office, o cenário se complica, pois lidar com a insegurança, ansiedade e o futuro a distância não é nada simples. Andrea Destri sublinha que “empatia é a palavra da vez. Entender a realidade da vida integral do colaborador é o primeiro passo. Outras palavras importantes são Comunicação, Priorização e Verdade”.

Construa uma relação de confiança

Precisa existir uma relação de confiança entre o líder e o colaborador. Caso algum imprevisto aconteça – seja com filhos, internet ou até mesmo oscilamento emocional pelo momento que estamos vivendo – é preciso ter um movimento de empatia.

Para que isso aconteça, líderes precisam deixar claro quais são as expectativas, fazer um processo de acompanhamento, suporte e serem transparente com seus funcionários.

Outra dica é do Marcio Cassin, professor da Live University. Antes da reunião começar, ele indica que primeiro o líder puxe uma conversa inicial mais leve. Para entender como o funcionário está, trocar desafios, problemas do dia a dia, e assim, ajudar uns aos outros a passar por essa crise.

Escolha o perfil certo de liderança

Andrea Destri explica que “a boa liderança é diferencial em qualquer contexto. A chave agora é saber que tipo de liderança sua equipe precisa. Dica de ouro: dificilmente será a do líder ‘pilhador’ e cobrador”.

A Conselheira enfatiza que no cenário atual as lideranças com perfil de adaptabilidade, que tenha conforto com a incerteza, pragmática, que crie soluções não existentes será um diferencial para guiar o time neste momento.

Check List Emocional

Você sabia que cuidar da sua própria energia para conseguir cumprir seu próprio papel é dos pontos fundamentais nesse período? Se alguma energia está te aprisionando, o conselho da Danieli Wegermann, professora de Gestão de Pessoas da Live University é alguns minutos de meditação.

Realize o mapa de empatia, reflita melhor antes de tomar uma decisão e conecte-se com o seu time para administrar melhor a equipe, porque a liderança precisa ser exercida por perfil”, ela conclui.  

O RH nunca foi tão necessário nas empresas. As demandas não param de chegar e esse é o momento para aproveitar o papel estratégico do líder, porque a certeza que temos é que responder apenas operacionalmente à crise não é a melhor estratégia.

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!