Lockdown

Debate sobre Lockdown e a Importância de Suprimentos no contexto mundial

Fernanda Avila

Fernanda Avila

 

A pandemia do COVID-19 causou muitas incertezas no mercado no contexto mundial. Neste debate, será discutido o impacto do lockdown na cadeia de suprimentos e a importância desse setor. Mediado por Leonardo Rosa da Live University, ele conta com a participação de Adriano Napoli, Head de Compras da Jacquet; Cristiano Muller, Diretor de Suprimentos Indiretos da BRF; Gustavo Taboas, CPO do Hospital Albert Einstein; e Luis Gastão, Vice-Presidente do Mercado Eletrônico.

 

Flexibilidade na cadeia de suprimentos

 

Na Jacquet, por trabalharem mais com itens alimentícios considerados não-prioritários, como bolos e doces, o impacto foi grande. Segundo Adriano, houve um descompasso na relação entre oferta e demanda. Foi feito um trabalho em conjunto com todas as áreas da empresa e com comunicação aberta com os fornecedores. Isso ajudou a garantir o fornecimento mínimo e manter a estabilidade da cadeia. 

Um diferencial foi ter tido um approach colaborativo, reconhecendo o fornecedor como uma extensão do supply chain. Se eles não conseguem se manter, a linha se quebra. Na visão de Adriano, é preciso também ter mais flexibilidade, diversificação e agilidade para se adaptar a novas demandas e hábitos. Ele também comenta sobre a importância da revisão dos modelos de risk management para uma melhor gestão.

 

Cuidar das pessoas em meio a crise

 

Cristiano lembra que na BRF eles têm uma cadeia longa e complexa, e muitas coisas fecharam num ritmo acelerado. A empresa sofreu um grande impacto de aumento de custos, dificultando os negócios. Também foi adotada a premissa de cuidar das pessoas, foram obtidos novos EPIs e itens como álcool em gel, colocando a segurança em primeiro lugar. Ele ressalta também que estar próximo dos fornecedores ajuda a ter preferência e assim conseguir montar um bom estoque interno. 

É importante compartilhar planos de ações com toda a cadeia de suprimentos para ter um total alinhamento de estratégias. É preciso criar opções e ter alternativas de fornecedores, como disse também Gustavo. No contexto de um hospital, houve uma grande falta de equipamentos, aumentando a relevância do supply chain. Por estar na área da saúde, estavam mais cientes da possível gravidade da situação, se preparando desde cedo. 

Gustavo afirma que foi necessário tomar iniciativas mais agressivas, pois o consumo aumentou drasticamente e de forma inconstante. Para o Mercado Eletrônico a situação foi um pouco diferente, pois são mais horizontais e não sofreram tantos problemas de logística diretamente. Também colocando as pessoas em primeiro lugar, adotaram a missão de ajudar os compradores e fornecedores. Luis ainda comenta que mesmo com a distância gerada pelo lockdown, foi possível trazer mais proximidade das pessoas com a empresa.

 

Assista ao debate na íntegra: Lockdown e a Importância de Suprimentos no contexto mundial

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!