Debate: Pandemia e “Uberização” do Supply Chain

Fernanda Avila

Fernanda Avila

 

O processo de “Uberização” da Last-Mile está impactando na governança e mudanças de processos das empresas. Esse é o tema deste debate mediado por Carlos Bauke, CEO da Bauke Consultoria; e participação de Joice Ribeiro, Chefe de Operações da Optimum Supply; Mauro Friedrich, Diretor de Logística da Arezzo&CO; e Lilio Neto, Gerente de Inovações da DHL. 

 

O impacto da “Uberização”

 

Joice comenta sobre sua experiência com megacities e sobre os fatores que dificultam a situação no Brasil, um país ainda em desenvolvimento. Ela menciona que a prática pode trazer um impacto ambiental e social positivo, pois permite que pequenos e médios negócios tenham maior alcance. Há também um maior foco no cliente, e se aplicado com sucesso pode se ter um bom retorno financeiro. 

O Last-Mile pode ser um desafio, como afirma Lilio, também por se ter diversos meios de transporte disponíveis. Ele afirma que às vezes é necessário até mesmo ajuda de colaboradores da empresa para a distribuição entre unidades. A logística pode se tornar mais complexa e necessita de muita atenção em todas as etapas do processo.

A “uberização” pode ser uma solução, como disse Mauro, pois colabora para uma melhor distribuição nacional. Um fator a ser considerado, porém, é a segurança e responsabilidade para problemas decorrentes de entregas. Há também um impacto ambiental negativo gerado por entregas individuais, como maior emissão de CO² e mais gastos com combustível do ponto de vista das empresas.

 

Uso de drones e frotas próprias nas entregas

 

Carlos questiona os participantes também sobre o uso de drones de entrega nesse processo do ponto de vista do supply chain. Os três concordam que é um desafio a aceitação popular desse serviço, devido ao aspecto cultural de desconfiança presente no país. Mauro lembra ainda que existem múltiplos fatores a serem considerados e que exigiram um controle de logística gigantesco. 

Lilio acredita que a empresa ter uma frota própria é a melhor alternativa, pois pode auxiliar numa melhor tomada de decisões. É importante otimizar o end-to-end, tendo uma melhor gestão de supply chain em todas as etapas. Joice menciona a grande variedade de opções presentes hoje, tanto para grandes como pequenos distribuidores. Isso traz cada vez mais flexibilidade, uma necessidade urgente no mundo atual. 

 

Assista ao debate na íntegra: Pandemia e “Uberização” do Supply Chain

 

Você pode gostar também:

Acompanhe as tendências do mercado!

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail

Notícias do Mercado

Marketing em tempos de crise

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Home Office: como ser produtivo?

Todas as áreas das empresas precisam acompanhar e usufruir o que a tecnologia tem para oferecer. Esta é uma das premissas…

Fonte: Meio e Mensagem

Vídeos

MBA Online

O virtual mais real que você já viu! O formato online da LiveU acontece ao vivo e durante as aulas é possível tirar suas dúvidas...

Prêmio Confeb 2019

Mulheres foram destaque no Prêmio Confeb 2019. Organizado pela LiveU, o evento reuniu grandes profissionais das áreas Fiscal...

Reforma Tributária

A Reforma Tributária é um dos assuntos mais em alta no país. E para falar sobre o futuro dos tributos no Brasil, Alex Leite...

Congresso LATAM

Já pensou em aplicar Inteligência Artificial nos seus negócios? Atenção, porque muita gente já começou!

Meios de pagamento

Saindo do clássico boleto, os novos Meios de Pagamento representam o jeito mais simples e tecnológico de pagamento...

Fique atualizado!

Assine nossa News e fique por dentro das principais matérias da Live University

Fique por dentro das principais tendências do mercado!